9.11.07

Maddie o Musical - Cena 28 - O Golpe de Misericórdia (ou O Fim)

No dia seguinte, ainda em Roma, Kate acorda com uma estranha sensação de vazio. Maud já tinha preparado um reconfortante pequeno almoço: um ovo cozido, a dose diária de comprimidos e o inevitável Mateus Rosé. Meia hora depois, fosse pelos comprimidos, fosse pelo vinho, fosse pelas duas coisas juntas, num estado de quase euforia, Kate virou-se para a sua assistente e disse: "Tive uma ideia."
Maud mostrou-se falsamente surpreendida e Kate desfilou o que lhe tinha passado pela cabeça.
"Vamos fazer umas férias no Algarve. Maud, my dear, liga para os meus amigos e convida-os para um fim-de-semana prolongado no Ocean Club. Depois de teres tudo confirmado, ligas para o The Sun e para a Sky News e diz-lhes que nos vamos juntar novamente, na Praia da Luz, onde tudo começou, para relembrar a Maddie, o Gerry, o Sean e a Amelie. My dear, acredita em mim, tenho a forte sensação de que é agora que tudo se vai resolver."
Maud sorriu-lhe com complacência e disse-lhe: "Não se preocupe, eu preparo tudo". Sabia que não valeria a pena contrariá-la e dizer-lhe que metade dos amigos já tinham morrido e que a outra metade estava tão senil quanto ela, que já ninguém ligava muito ao assunto, comunicação social incluída, e que os gémeos tinham desaparecido mas por vontade própria. Por isso, decidiu fazer-lhe a vontade e saiu do quarto para começar a fazer alguns contactos.
Sentada na cama, com um sorriso nos lábios e um olhar vazio, Kate canta:



Uma semana depois, já estavam as duas no Ocean Club, no mesmo apartamento de onde, muitos anos antes, Maddie tinha desaparecido. Kate voltou-se para Maud e disse: "É estranho, parece tudo tão igual... parece que nunca mais entrou aqui ninguém... Maud, my dear, quando é chegam os meus amigos?" Maud achou que era melhor não lhe contar a verdade. "Amanhã de manhã, por volta das 10 horas. E marquei com os jornalistas às 11 horas." Kate sorriu, agradecida, e disse-lhe: "My dear Maud, o que seria de mim sem ti!" Como a deixa lhe pareceu demasiado La Féria, mudou de registo: "Temos de comemorar. Vais ao supermercado e trazes duas garrafas de Mateus Rosé, uma Late Bottle Vintage para mim e uma Freshy Pinky para ti. É o teu preferido, não é?."

Duas horas depois, Maud entrava de rompante na recepção do Ocean Club aos gritos: "Eles levaram-na, eles levaram-na!"
Veio a polícia e, logo a seguir, três jornalistas, da SkyNews, do The Sun e do Correio da Manhã. Maud explicou à polícia que tinha ido ao supermercado e que quando voltou Kate tinha desaparecido. Depois, entre lágrimas, avançou com a suspeita de rapto. "Quando entrei no apartamento, chamei por ela e não obtive resposta. Foi quando reparei que a janela da sala estava aberta e que no parapeito estava uma fralda Lindor. É impossível que ela tenha fugido. Até para entrar na banheira ela precisava de ajuda, quanto mais para saltar por uma janela. Eles levaram-na!"
Mas, ao contrário do que aconteceu com a filha, o desaparecimento de Kate não suscitou grande interesse. Ninguém já tinha paciência para o caso Maddie, quanto mais para o remake em versão materna. A polícia despachou o caso como a fuga de uma velha inglesa, senil e alcoólica, de férias no Algarve. Os jornais, depois de uma primeira manchete, não voltaram a tocar no assunto. Era Verão e ninguém estava muito interessado na história de uma velha desaparecida. Perante o desinteresse geral, não restou a Maud outra alternativa que seguir em frente.

De regresso a Inglaterra, Maud não teve ninguém à sua espera o que secretamente agradeceu. Dirigiu-se para casa de Kate para ir buscar as suas coisas.
Pela primeira vez, nos últimos anos, sentia-se completamente livre e num estado de felicidade quase infantil. Depois de entrar em casa, foi para o quarto de Kate, abriu todas as portas e gavetas dos armários e escolheu as peças de roupa mais aberrantemente sexys que encontrou. Sendo Kate uma inglesa genuína, havia muito por onde escolher. Mas faltava ainda a maquilhagem. Sentou-se frente ao espelho da cómoda, retirou as lentes de contacto coloridas, que lhe compensavam a miopia e lhe davam uma tonalidade castanha aos olhos, colocou uns óculos escuros, pintou os lábios de vermelho vivo e, quando achou que já podia passar por uma popstar, saltou para cima da cama e cantou:



Ofegante, Maud volta a sentar-se frente à cómoda. Pega no mesmo batom vermelho com que tinha pintado os lábios e, com um sorriso enigmático, escreve no espelho "MADDIE WAS HERE". Depois, tira os óculos escuros e revela aquele que era talvez o maior dos seus segredos e que as lentes de contacto coloridas tinham ajudado a esconder: a pequenina mancha no olho direito.

Com o peluche que acompanhou Kate durante anos numa mão e uma tesoura na outra, vai desferindo golpes no boneco enquanto canta:



Cai o pano.
FIM

8 comentários:

carlopod disse...

brrr estou todo arrepiado.

Unknown disse...

quando vi o video da cher também entrei quase em estado de choque :)

carlopod disse...

Eu também, mas não me refiro a isso. É que acho que agora não vou poder continuar a olhar para o olho mau da Maddie sem pensar no seu alter-ego diabólico Maud.

Unknown disse...

a mim ninguém me tira da cabeça que foi a miúda que tramou os pais :D

carlopod disse...

uma pergunta: o que é que aconteceu ao gerry?

carlopod disse...

e ao robert murat?
e ao inspector olegário?
e ao gordon brown?
e a kate? não explicas o que aconteceu naquelas duas horas quando a maud vai buscar o mateus rosé...


p.s. há mateus rosé late bottle vintage???
... e freshy pinky?????

Unknown disse...

como optei por uma versão tipo "os inocentes", é necessário deixar algumas pontas soltas. mas posso fazer um post-scriptum, como nalguns filmes, em que é revelado o destino de cada uma das personagens.

acho que existe mais do que um tipo de mateus rosé, mas julgo que nenhum com esse nome. mas não me espantaria se houvesse.

allaboutheforest disse...

Pois fiquem os senhores a saber que aquele video para a época em que foi exibido é quase o equivalente a hoje aparecer a judite de sousa a apresentar o telejornal nua. lol estou, claro, a brincar. Mas aquela indumentária que era muito arrojada para a época. Eu adorava o video.