22.9.06

Apontamentos de viagem #1 - Coreia do Norte (2ª parte)

(interior da Biblioteca ou Great People's Study Center)
6 de Setembro
Visita guiada a Pyongyang. Começamos pelas origens, uma visita ao local de nascença de Kim Il Sung, no subúrbio da cidade, transformado num santuário de peregrinação. Uma cabana modesta, agora integrada num parque enorme. O nascimento foi em 1912 e esse ano deu origem a um novo calendário, pelo que o ano de 1912 para eles é o “Juche 0” e agora, em 2006, estamos no “Juche 94”. Kim Jong Il, o filho, terá nascido em 1942, também numa cabana, no sopé do monte Paektu, um monte sagrado desde há séculos para os coreanos, num dia em que dois arco-íris cruzaram os céus. A ocasião está imortalizada em painéis públicos por todo o país, mostrando o monte e a cabana. Investigámos e o pai estava exilado na União Soviética naquele ano. Resistimos a perguntar aos guias como é que isso se explica. Desde pequenos que estamos habituados a outras lendas sobre Messias que nascem em cabanas.
Nesse dia, outra visita para lembrar foi à biblioteca nacional, um edifício monumental, com centenas de salas, todas decoradas com quadros dos dois Kims. Descobri que têm Internet, embora só com acesso a sites norte-coreanos: “temos mais de 50 sites, só do nosso país” – disse a guia.

7 de Setembro
Viajámos até Wonsan, na costa leste do país. Nas estradas, as pessoas andavam a pé. Eram quase todos militares (serviço militar obrigatório de 5-8 anos para os homens, 3-5 anos para as mulheres). Comecei a ver vários camiões militares, todos a deitar uma enorme cortina de fumo do motor. Não era possível estarem todos avariados! Pois não. Eram movidos a carvão. Os soldados vão deitando carvão para servir o motor, ao longo da viagem. Bela forma de reduzir a dependência do petróleo.
Vamos vendo enormes colunas de betão, de um lado e do outro da estrada. Têm que estar prevenidos: as colunas são para dinamitar, se houver uma invasão de sul.
Em Wonsan aprendemos o significado de um dos pilares do regime, o conceito de “on the spot guidance”. Kim Il Sung passou a vida a visitar o país e dar instruções em cada local (“on the spot”) sobre como fazer as coisas. Em cada local onde ele foi há uma tabuleta em pedra a assinalar o acto, indicado a data e o que ele disse. Então, fomos a um templo budista, um dos poucos autorizados, em que o monge nos contou como Kim Il Sung lhe tinha ensinado a praticar o budismo; a uma cooperativa agrícola onde ele ensinou aos agricultores como cultivar; e por aí fora. Na cooperativa, a responsável contou-nos uma história que parecia tirada da Bíblia: quando Kim Il Sung lá foi, nos anos oitenta, o responsável da cooperativa disse-lhe: “nesta árvore devem estar uns quinhentos frutos”. Ele respondeu-lhe: “não, estão uns oitocentos”. Contaram-nos: havia 803!
Nesse dia ainda visitámos um campo de férias infantil, a quem o Querido Líder Camarada Kim Jong Il tinha oferecido pessoalmente a tenda, o escorrega, etc. Era ali que começava a entronização.


continuar a viagem -->>



O Diário de Tintim na Coreia do Norte

1. Da Excitação no Aeroporto de Pequim à Cidade Fantasma

VOCÊ ESTÁ AQUI

2. Da Visita a Pyongyang, a Cabana & o Juche, os 50 Sites, o Leste do País e os Prodígios de Kim II Sung

3. Do Dia do Piquenique, o Banco de Kim, o Dia Nacional da Coreia, a Festa Cancelada, os Monumentos, a TV e o Mausoléu de Kim

4. Da Frustração dos Pins, a Maior Barragem do Mundo, os Crimes Americanos, a DMZ, o Palácio das Crianças e a Apoteose das Raparigas do Futebol

5. Da Exposição Internacional da Amizade à Partida com Sabor a Cidra

6 comentários:

remiguel disse...

Seguindo os passos pela CdN começo a sentir que o país é uma imensa Disneylândia

carlopod disse...

é mais "Alice no País de 1984".

Anónimo disse...

E para quando o resto??? Estou ávida por desenvolvimentos...

beijinhos

carlopod disse...

uau! reluis, já temos público de fora!
já vai mais, estou à espera que o grande líder me dê on the spot guidance.

Anónimo disse...

foi impressão minha ou sugeriu que o pequeno lider, grande companheiro, cabelo estranho e tudo e tudo e tudo e tudo do Kim Jong-il é bastardo?
deve mesmo ter super-poderes para ainda estar vivo

allaboutheforest disse...

“temos mais de 50 sites, só do nosso país” - parece impossível. E o que dizer dos camiões movidos a carvão? Nem imagino a logistica. Se levarem o carvão para a viagem não deve caber mais nada. hehehe