22.9.06

Apontamentos de viagem #1 - Coreia do Norte (5ª parte)

13 de Setembro
Na véspera do regresso, fomos levados à Exposição Internacional da Amizade, um museu gigantesco, em dois pavilhões, com as ofertas dadas por outros países aos dois Líderes. O pavilhão dedicado ao Grande Líder ostenta 220.000 presentes, enquanto o dedicado ao Querido Líder apenas 50.000 (alegadamente porque os anos 90 foram de crise, baptizados de “a árdua marcha”, tendo por isso havido menos presentes). A exposição é absolutamente fabulosa, podia ser facilmente renomeada de Museu do Kitsh. Chamaram a minha atenção os carros oferecidos por Estaline, sobretudo um lindo Zil dos anos 50, à prova de bala e pesando 6 toneladas e também uma carruagem de comboio oferecida por Estaline e outra por Mao, que fariam inveja ao Expresso do Oriente. Fiquei siderado ao ver que Ramalho Eanes, já nos anos 90, muito depois de ter deixado a presidência, ainda enviou três presentes a Kim Il Sung. Talvez este dado, fornecido aos historiadores, possa contribuir para compreender melhor esta figura enigmática da nossa História. Encontrei também presentes do PRD e de Costa Gomes. Nenhum do PCP. O Grande Líder deve ter gostado muito dos nossos galos de Barcelos, da loiça das Caldas e dos barquinhos de filigrana. Momento mais delirante desta experiência: quando entrámos num salão onde se ouvia uma música celestial e tivemos que nos curvar perante um boneco de Kim Il Sung em cera.

14 de Setembro
O dia da partida ainda tinha reservado uma surpresa: já no avião, a hospedeira, falando em inglês, anunciou ao microfone que íamos “voar para Pequim, na China, país que cooperou com a Coreia na luta contra os imperialistas japoneses”. Disse depois que nos iam “servir uma bebida, exultada pelo Querido Líder Camarada Kim Jong Il e fornecida ao povo pelos benefícios que traz para a saúde”. Era cidra.
Foi a cereja no topo do bolo.


O Diário de Tintim na Coreia do Norte

1. Da Excitação no Aeroporto de Pequim à Cidade Fantasma

2. Da Visita a Pyongyang, a Cabana & o Juche, os 50 Sites, o Leste do País e os Prodígios de Kim II Sung

3. Do Dia do Piquenique, o Banco de Kim, o Dia Nacional da Coreia, a Festa Cancelada, os Monumentos, a TV e o Mausoléu de Kim

4. Da Frustração dos Pins, a Maior Barragem do Mundo, os Crimes Americanos, a DMZ, o Palácio das Crianças e a Apoteose das Raparigas do Futebol

VOCÊ ESTÁ AQUI
5. Da Exposição Internacional da Amizade à Partida com Sabor a Cidra

3 comentários:

allaboutheforest disse...

O Ramalho Eanes? De facto não tinha noção de que as coisas seriam tão más. Sabia do culto exagerado ao "Querido Lider" mas tão exagerado não poderia imaginar.

Como conseguiste os pins?

carlopod disse...

Os pins que eu consegui não são os do Grande Líder, amigo.

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado