18.12.06

As belas e os monstros



Catarina (Tallon) e Carolina (Salgado) têm em comum mais do que a similaridade onomástica: ambas casaram com monstros, ambas apanharam valentes sovas dos maridos, ambas levaram deles com os pés e ambas escreveram depois um livro que vendeu que nem ginjas a descrever não só as sovas mas também todo o horror que foi o casamento delas.

Não tendo lido nenhum dos livros, não me sinto muito à vontade para fazer crítica literária a "Ferida de Amor" e a "Eu, Carolina". Até porque já toda a gente se pronunciou sobre o assunto. Julgo, no entanto, que falta discutir um tema: se elas mereceram as sovas que foram levando ou não.


Não tendo ainda formulado uma opinião, como muitos de vós, venho tentar guiar-vos, pedindo-lhes que me acompanhem um pouco no raciocínio:

1) Casamento por amor ou por interesse?
Ora bem. José María Tallon e Jorge Nuno Pinto da Costa não são propriamente uns Adónis. Eles podem não o saber mas, sendo pessoas inteligentes e com espelhos em casa, é natural que intermitentemente tenham questionado se elas estariam com eles devido à sua beleza física ou se, pelo contrário, estariam por dinheiro. Pergunto-me eu: porque é que as senhoras não casaram antes com o guarda-costas?

2) Incompetência?
José María gostava de mulheres magras, tinha e tem aliás por profissão "desarmonizar" as hormonas das mulheres, através de dietas milagrosas para as emagrecer. Terá a rechonchuda Catarina feito algo para o agradar? Se fez, não está à vista!
Jorge Nuno, por seu lado, gosta de usar de bateria pesada para obrigar as pessoas a fazerem o que ele quer. Carolina, no seu livro, faz quase uma confissão de incompetência, quando diz que quando o marido lhe pediu um favorzinho de "limpar" um dado autarca (expressão ainda não desmentida), ela apenas conseguiu um braço partido e umas escoriações na cabeça. Terá Carolina feito tudo o que podia para merecer o amor do marido?

3) Cara boa para a chapada?
Quanto a Catarina Tallon, não vou perorar sobre o assunto, a resposta está à vista.
Carolina, por seu turno, tem uma cara mais normal, mas maquilha-se sempre de maneira a realçar as olheiras, pelo que parece sempre que acabou de levar uma sova. Não sei se é de propósito, mas que parece estar a pedi-las, parece.

4) Fiéis?
José María juntou ao seu pedido de divórcio um relato das infidelidades da sua mulher, curiosamente todas elas com nomes conhecidos: o do cantor Miguel, do duo Miguel e André, do fotógrafo Nereu Alves, de um administrador do “Jornal de Notícias”, de um médico italiano e mesmo o de um outro médico, colega de Tallon no consultório. Se vós estivésseis no lugar de Tallon, ao saber que nem que fosse por uma hora, a esposa vos tivesse trocado pelo duo Miguel e André, o que lhe faríeis
Quanto a Jorge Nuno, não sei se a mulher lhe foi infiel ou não mas, atendendo ao seu passado de profissional de casa de alterne, dá para ter uma ideia, já que não há conhecimento de que ela lhe tenha entregue na altura o pedido de estatuto de "arrependida".

5) Pecadoras?
A lista dos sete pecados capitais é a seguinte:
-gula;
-avareza;
-orgulho;
-luxúria;
-preguiça;
-ira;
-e inveja.
Na análise deste item não creio que os nossos leitores precisem de orientação.

Não tendo ainda chegado a uma conclusão definitiva, relativamente à tese em apreço, continuo a deixar nas mãos de cada um dos leitores a possibilidade de terem um juízo próprio, na esperança que tenhamos contribuído para a sua formação.

7 comentários:

Anónimo disse...

muito muito bom!
eu tenho que confessar que tenho uma admiração especial por estas duas mulheres. eu tenho uma tendencia para adorar tudo o que é terrivelmente mau! acho que no caso delas é quando se pode usar a expressão: "a cara de uma é o cu da outra"

allaboutheforest disse...

Falando em Mulheres...Maria José Morgado, sou fã.

Esta é uma das criaturas mais interessantes que a PGR tem nos seus quadros. acredito que vai espremer a Carolina até ela confessar o número de orgasmos que o "chiken of the coast" a fez atingir.

indigente andrajoso disse...

achas que o pinto da orgasmos a alguem?... aiai...

allaboutheforest disse...

espero que me dê um a mim quando o "engavetarem".

Anónimo disse...

nossa senhora da agrela! nunca me teria comparação, embora agora pareça evidente!
Acho que carlopod acabou de revelar o que já corria pela net: foi contratado pela tvi para supervisionar projectos de novas telenovelas.
E já estou a ver qual é a próxima telenovela da TVI: "Carolinas", escrita por Tozé Martinho e Manuel Arouca (quem nao leu Manuel Arouca não sabe nada do Portugal Contemporâneo!). Carolinas será um 2-em-1 das duas obras e dos dois maridos, permitindo duplicar o sexo, a violência, a mentira, etc,etc. Naturalmente, será Alexandra Lencraste a estrela.

Anónimo disse...

Hoje acordei com está dúvida: será esta nomeação de MJ Morgado para dar conta deles um primeiro sinal de Portugal a entrar na modernidade?

Anónimo disse...

quanto ao senhor jose maria tallon...hummmmmmm,nem te conto a trama que nao deve ter sido...provavelmente o proprio marcou todos os encontros para a catarina e os registrou pessoalmente,primeiro deve ter se masturbado e depois como é um ser frio e calculista,usou os registros em sua defesa...nao tenho o que dizer de catarina mas do tallon haaaaaaaaaaaaaaaa...fui empregada domestica interna dele por quase um ano.
voces nem imaginam o que sao as pessoas por detras das aparencias...raciocine comigo,quem nao deve nao teme pois nao?!por que sera preciso manter "casamentos" de aparencias???