22.2.07

Exame Nacional de Avaliação - Ensino Básico

1. Comente sucintamente a seguinte frase:
«O vice-presidente e uma vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Drs. Fontão de Carvalho e Gabriela Seara foram constituídos arguídos em casos de peculato e favorecimento. Isso não significa nada».

2. Responda com precisão às seguintes questões:
a) Como é que o Dr. Fontão de Carvalho, de quem só ouvimos falar depois de dar escândalo, conseguiu ser responsável pelo pelouro das finanças da CML nos últimos 7 anos, saltitando de partido em partido, mesmo depois de todos conhecerem a situação de quase falência da autarquia?
b) Estabeleça a relação de causalidade entre a recusa do Dr. Fontão de Carvalho em se demitir e a sua admissão de que terá dificuldades em, como uma acusação pendente, reassumir as suas funções na iniciativa privada como Revisor Oficial de Contas.
c) Três meses de suspensão de mandato são suficientes para se chegar a um veredicto no processo de que o Dr. Fontão de Carvalho é arguido? Ou serão suficientes para a opinião pública amolecer sobre o caso e ele poder assim reassumir subrepticiamente o cargo?

3. Interprete:
a) A cara de pau do Dr. Fontão de Carvalho, ao dizer que não seguia o exemplo da sua colega Gabriela Seara em se demitir aquando do 1º processo, mostrando-se chocado com as suspeições, quando já tinha conhecimento, sabe-se agora, de que era arguido no 2º processo.
b) A cara de pau do presidente Dr. Carmona Rodrigues de lhe dar todo o apoio político, quer depois do 1º processo, quer depois do 2º, quando também já sabia das duas situações.

4. Responda sim ou não:
Ao Sr. Domingos Névoa, da Bragaparques, só faltava "aliciar" o vereador do Bloco de Esquerda? Justifique a sua resposta, explicando com o auxílio da matemática aplicada como é que o voto deste vereador valia 200 mil euros.

5. Assinale a resposta certa:
O Dr. Carmona Rodrigues veio ontem "denunciar" mais um escândalo na Autarquia - o caso Gebalis - quando ele já estava sob investigação da polícia, com o intuito de:
a) Ajudar a polícia nas investigações;
b) Antecipar-se à própria polícia, que mais tarde ou mais cedo iria denunciá-lo mais uma vez a ele ou à sua equipa;

6. O Dr. Carmona Rodrigues está para toda a gente obviamente inocente. Porquê? (assinale a resposta correcta)
a) Tem cara de boa pessoa;
b) Tem cara de pessoa de confiança;
c) Tem cara de quem não faz mal a uma mosca;

7. Pergunta de escolha múltipla:
Toda esta gente citada, arguida ou não (Carmona Rodrigues, Fontão de Carvalho, Gabriela Seara, Eduarda Napoleão e os outros arguidos menos conhecidos) vem da mesma leva e têm em comum uma pessoa cuja integridade está acima de qualquer suspeita. Quem?
a) Pedro Lopes;
b) Pedro Santana;
c) Santana Lopes;

8. Desenvolva o tema, com o auxílio dos tópicos anteriores e como se fossemos todos muito burros:
«A generalidade dos partidos políticos considera que, apesar de um pouco fragilizado, o executivo da CML tem todas as condições para continuar».

1 comentário:

allaboutheforest disse...

Tem todas as condições para continuar mas é a sair dali para fora. Todos já perceberam, e há muito tempo, que não há a miníma condição de governabilidade na edilidade. Só o CR e o seu séquito de seguidores é que ainda não perceberam.

Será que o CR está à espera que todos os seus vereadores sejam constituídos arguidos para perceber isso?

No meio de toda esta história vergonhosa não encontrei, até agora, outra solução que não seja a de eleições antecipadas.

Ainda por cima a MJNP diz que "não assumo culpa que não é minha" - portanto existe mais uma culpa (relativa à gesbalis) que ainda não está atribuida. Diz ainda - "O PSD transformou a Câmara num quarto de brinquedos. Não contem comigo para brincar". Pois ... agora já não quer brincar.!. Falta saber até que ponto brincou e com o que brincou.

Isto é uma vergonha. Não basta já o energúmeno, bastardo, filho de uma grande P... da Madeira a brincar com os portugueses, ainda mais estes idiotas da capital.

Eu só não entendo qual foi a parte em que TODOS os partidos de direita têm, historicamente e por definição, atitudes de favorecimento à classe média alta e a eles próprios. Sempre o fizeram e sempre o irão fazer. Faz parte da cultura dos próprios partidos. Claro está que podemos dizer que a esquerda também o faz. Sim, é verdade. Muitos casos existem em que dirigentes de partidos da esquerda são corruptos e tomam atitudes de favorecimento ilícito. Porém, nos partidos de direita esses casos não acontecem muitas vezes. ACONTECEM SEMPRE.

Porque insistem as pessoas em colocá-los no poder. É certo que têm que existir. Mas que existam na oposição. E aqui quero dizer que devem existir mesmo, não vegetar.

Como diria alguém ... isto não está a correr nada bem.