20.8.07

Absolutamente a não perder.

O Sinal de Alarme está permanentemente atento ao mundo que nos rodeia e àquilo que nele acontece. Ora acontece que por estes dias, e só até final de Setembro, podemos ver na rua da Escola Politécnica The Bodies. O Corpo Humano Como Nunca o Viu. O visitante é tratado desde o primeiro momento com cuidados especiais. Se houver fila (que pode demorar 5 minutos) e estiver ao sol e na rua serão facultados chapéus de sol gigantes simpaticamente segurados por estudantes de medicina - que aliás estão espalhados por todos os locais do evento prontos para esclarecer toda e qualquer dúvida que possamos ter a propósito dos cadáveres em exposição. É verdade. Nos primeiros 5 minutos é inevitável não pensar que são cadáveres, até porque existe um certo odor que nos é desconhecido e que nos leva a pensar que poderá ser cheiro de cadáveres. A técnica utilizada na conservação dos Corpos consiste na drenagem total da água de cada um dos tecidos a conservar e depois prencher esses mesmos tecidos com uma técnica especifica utilizando polímeros. Resultado ... Corpos de Seres Humanos transformados em obras de arte. É confuso pensar que são Pessoas que ali estão. Que já viveram e ocuparam um espaço no mundo em que vivemos. As Pessoas que ali vi merecem todo o meu respeito e consideração. Têm uma coragem ímpar e demonstram que estão bem à frente do tempo em que viveram.

À medida que avançamos esquecemos de imediato tudo o que fora daquelas paredes existe e concentramo-nos apenas na fragilidade dos corpos que temos à nossa frente. Cada orgão, músculo, tecido, osso, veia, artéria, etc... está lá tudo, ao natural. Os sistemas muscular, nervoso, digestivo, reprodutor, circulatório e o respiratório onde podemos ver os pulmões de um fumador e de um não fumador (existe ainda uma caixa acrilica para depositar cigarros ou maços inteiros - conforme a impressão que causar o negro dos pulmões). Ainda embriões com várias semanas e fetos nos vários estágios de crescimento, o aparelho urinário masculino e feminino - neste último de destacar os dois canais no interior do orifício (vagina e a uretra) a que vulgarmente chamamos vagina e que fiquei a saber é um mistério para a esmagadora maioria das pessoas (sobretudo a parte onde se põe o tampão). Ainda a próstata, o aparelho reprodutivo, enfim... todas as dúvidas que possam ter relativamente ao corpo humano terão ali a resposta. Sobretudo ficarão certos de que ninguém é mais ou menos do que ninguém. Todos somos iguais - aqui e na china. Todos morremos mais cedo ou mais tarde. Os Seres Humanos são efémeros, frágeis e paradoxalmente super resistentes. Em determinados momentos chegamos mesmo a pensar como é que o corpinho aguenta todas as merdas que lhe fazemos.

O Corpo Humano é uma máquina fantástica. De certeza uma das mais complexas e fabulosas que o universo desenvolveu. No final são convidados a doar o vosso cadáver para experiências científicas e são-vos oferecidas garrafas de água porque, no final desta exposição, para além dos conhecimentos relativos ao Corpo Humano, ficamos com uma ideia reforçada - O Nosso Corpo é composto por 60 % de Água. A ingestão diária de 1,5L de água é absolutamente essencial à manutenção do nosso organismo.

Não percam. Vale mesmo a pena pagar os 21€ para ter esta oportunidade única.

http://www.bodiestheexhibition.com/

11 comentários:

carlopod disse...

gostava de saber o que é que um necrófilo pensa da exposição.
se houver por aí algum faça o favor de dizer de sua justiça

Anónimo disse...

vou tentar entrar com a carteira de jornalista, despois escrevo um artigolo para o blog :)

Anónimo disse...

meu amigo,
veja como escreveu "fecto". queria dizer feto não era?
e aquela história dos dois canais na vagina... vê-se mesmo que você não percebe nada de gajas! a uretra termina á frente da vagina. são canais separados. se você fosse gaja ia pôr o tampão no sítio errado não ia?

carlopod disse...

meu amigo anónimo,
o allaboutheforest pode ter escrito mal a palavra "feto" mas eu antes de o corrigir publicamente, primeiro assegurar-me-ía que sabia escrever a palavra "à".
quanto à vagina, eu também não percebo muito de anatomia, mas não estudei vários anos de anatomia no meu curso. quantos são? dois ou três? ou mais? vá lá discutir cultura com ele, que a gente assiste de camarote.

Anónimo disse...

lol, boa! :)

Biba o Fecto e a Vajina!

carlopod disse...

Biba biba!

allaboutheforest disse...

é verdade. confesso a minha culpa. vou alterar e corrigir o texto. só hoje me foi explicado que tem que haver distinção clara entre vagina e uretra. apesar de à primeira vista parecer que existe apenas um orifício. de qualquer das formas na exposição não terão dúvidas.

pod, obrigado pela defesa

allaboutheforest disse...

este nosso amigo anónimo vê-se que não é um assíduo do nosso magnífico espaço comum. se fosse teria lido um extraordinário texto escrito por anytheone onde chama a atenção para esse pormenor do "á", "à" e "há".

infelizmente ainda não há nenhum para a palavra feto.

porém, e relativamente à palavra "feto" e aos orgãos "vagina" e "uretra", bem como à colocação de tampões, pode sempre acrescentar algo que considere importante. gostamos de aprender com quem tem o conhecimento. Nós aqui no sinaldealarme estamos sempre prontos a aprender.

Anónimo disse...

Parece-me que os assinantes do SINAL DE ALARME toleram mal os comentários de leitores estranhos. Apenas tentava brincar com o autor do post. Não era minha intenção ofender ninguém. Eu sim, senti-me ofendido com a vossa reacção. Temendo que isto se volte a repetir, não farei mais qualquer comentário e provavelmente não voltarei mais a ler os vossos textos.
Continuem assim que o número de leitores vai aumentar!

carlopod disse...

não desista, anónimo! precisamos de si.
e é bom saber que não era sua intenção ofender. confesso que não foi o que pareceu.
também não era nossa intencão ofendê-lo. só exercemos o direito de resposta, no mesmo registo que o seu. aposto que no fundo, no fundo, sabe que mereceu a resposta que teve.

any the one disse...

uf...homens!