7.9.07

Labregoland

Acabei de ver o "Opinião Pública" na SIC Notícias. É o programa mais democrático da televisão e um espelho da nossa sociedade miserável e ignorante. Um "reality-show" em que qualquer cretino pode ter os seus 5 minutos de fama e dizer as maiores bujardas sobre qualquer tema, com a convicção de quem tem opinião sobre tudo e essa opinião é inquestionável porque não é uma opinião, é uma certeza.

O tema era os McCann. As opiniões não divergiam muito: todos deram largas aos seus complexos de inferioridade em relação aos ingleses e mostraram-se indignados por estes terem criticado a nossa polícia (que um disse ser "a melhor do mundo"). Na mesma onda, outros diziam que os portugueses nunca deixariam os filhos sozinhos: quase todos se mostraram indignados com o casal McCann, que mesmo que não tenha assassinado a filha, é culpado na mesma porque a deixou sozinha. Um dizia que aquilo de eles andarem de mão dada é "uma farsa". Outro, da Marinha Grande, disse que logo no início foi pessoalmente à PJ de Coimbra para lhes dizer que se via logo pela CARA de Kate McCann que ela era culpada. Outros concordaram que era impossível uma mãe que perdeu a filha não chorar se não fosse culpada. Se fosse inocente já a tínhamos visto chorar! Houve quem lembrasse que Kate uma vez andou agarrada ao peluche, mas assim que deu de costas atirou o peluche fora. Se isso não é uma prova, o que é uma prova? Também houve quem reparasse que nunca vimos a Madie com o peluche, só vimos a mãe! Um disse que eles contactaram o embaixador britânico antes de chamarem a polícia portuguesa (mentira) porque ele é amigo do primeiro-ministro britânico e estava a tentar dar a volta ao assunto através de influências políticas. Também havia quem tivesse a certeza que o laboratório estava envolvido na tramóia (tráfico de influências) porque não é normal demorarem tanto tempo a dar os resultados. Os mais púdicos diziam que "não fazem julgamentos na praça pública, MAS QUE". Houve quem não os perdoasse terem envolvido o papa nisto. Houve, por fim, quem não os perdoasse porque "o melhor do mundo são as crianças".

Foi a imprensa que deu esta volta à opinião pública. Assim que passaram os cem dias da "Maddie desaparecida", começaram a preparar a versão "Maddie assassinada", para manter as audiências. Culpar o casal é a forma mais fácil de alimentar a curiosidade de um povo ignorante e estúpido, sem escrúpulos de formar opinião sobre assuntos que não conhece, pelo menos não o suficiente para ter legitimidade para formar opinião.

Pergunto-me se serei diferente deles. Afinal estou aqui a dar a minha opinião. Mas dou uma garantia: eu não estou aqui a dizer se eles são culpados ou inocentes, porque não faço julgamentos públicos. Faço julgamentos DOS PÚBLICOS. E, se pudesse, condenava-os a todos. No mínimo, condenava-os a perderem o direito de voto. Não são cidadãos dignos desse nome, são inimputáveis. São merda. Abaixo a democracia!

24 comentários:

Unknown disse...

labregolândias, diria eu. os comentários que li no praça pública inglês, como se pode chamar aos foruns do The Sun, o nível é rigorosamente igual. com isto quero apenas dizer que não temos fuga possível porque nã há diferença qualquer que seja o destino.
abaixo a democracia! :)

carlopod disse...

hoje sinto-me particularmente snob.

Anónimo disse...

pois ma so problema em portugal e que tanto o povao e as elites sao ignorantes, no RU sao so o povao

Unknown disse...

o RU tem elites? tipo quem? princesa diana?

Anónimo disse...

As elites Inglesas até podem ser melhor que a nossas, de isso nao duvido, mas nao existe povo mais burro, bruto e ignorante que os Hoolygans, perdão que os Ingleses.

Bom si existem piores no escuro Estados Unidos de America.

abaixo a democracia

Anónimo disse...

Eu nao quero fazer juzgamento público. Mas um casal do Opus Dei... hum.... boa coisa nao sai dai...


Ja veo a proxima campanha do Opus contra o aborto

"Não ao Aborto, Viagem a portugal e matem a miuda depois de fazer 4 anos, seja original"

Unknown disse...

este casal pressupostamente faz parte da elite inglesa. o homem até é amigo íntimo do mr. brown. não lhes descubro é grandes vantagens em relação aos seus homólogos portugueses.

Unknown disse...

e sim, isso de ser da opus dei não diz nada bem de ninguém. até o mr. pinto saiu dessa seita.

Anónimo disse...

Opus Dei diz Não ao Aborto, só depois dos 3,5 anos!

allaboutheforest disse...

Pois eu continuo a achar que esta é a maior fraude de sempre que o mundo já teve oportunidade de acompanhar em directo.

Se não houver corrupção ao nível politico o casal estará atrás das grades a curto prazo. Se houver os politicos terão que depois sofrer as consequências. O povo já decidiu: Os MacCann são culpados. Para o deixarem de ser têm que lhes contar uma história muito bem contada (infelizmente é assim).

Há em toda esta história um pormenor que convém não esquecer. A pj não tem um historial de situações mal resolvidas, antes pelo contrário. Podemos não ter a tecnologia de ponta para muitas coisas mas em termos policiais, diz quem tem conhecimento de causa, são RAROS os crimes que ficam por resolver.

A minha opinião:

Desde o início que acompanho este caso e penso que estes senhores deviam ter sido tratados como se fossem um casal português. Já deviam estar a ser julgados por abandono dos filhos. Se a lei portuguesa tem esse crime tipificado não entendo porque não os acusaram logo de abandono. Há quem diga que foi por pena. Mas pena têm as galinhas.

Quanto aos idiotas dos ingleses ainda vão engolir cada palavra que escreveram.

Anónimo disse...

De facto, apesar das supostas provas que têm vindo a ser apresentadas pelos media, a verdade é que o facto de os pais não chorarem, ou de terem ou não o peluche, ou de serem médicos, ou pessoas influentes, ou o que for não prova que mataram a filha ou que sabem o que se passou naquele dia fatídico. Espero que um dia a verdade seja trazida à luz e não a mera conjunção de factos, especulações, opiniões mais ou menos eruditas, saloias, preconceituosas, psicológicas, antropológocas, ou seja, meros pontos de vista pretendam colocar-se no lugar da verdade. Parece-me absurdo associar a culpabilidade com o estatuto social ou religioso, ou até a nacionalidade das pessoas... isto mostra como podemos tornar-nos uns verdadeiros nazis e acima de tudo, revela a profunda ignorância do humano: não conhece os seus limites e considera-se um ser supremo no toca a julgar o que desconhece. O desparecimento de Maddie é ainda um mistério, pois caso não se saiba, nem a polícia é juíz, nem um juíz é Deus. Por outro lado, lembremo-nos da menina alemã que foi raptada e reapareceu anos depois - os pais também foram alvo de muito verosímeis suspeitas... Que tal aguardarmos pela verdade com um pouco de paciência? E quanto ao que não se sabe que podemos dizer?

Anónimo disse...

http://pirafosnorestelo.blogspot.com/2007/09/importncia-de-se-chamarem-mccann.html

Não é Geral...

Vergonha tem dias...

http://pirafosnorestelo.blogspot.com/2007/09/importncia-de-se-chamarem-mccann.html

carlopod disse...

hoje vi a jornalista da RTP sandra felgueiras (a filha da fátima felgueiras) insinuar que o casal mccann está muito bem relacionado e poderoso (e pode portanto influenciar a investigação em seu favor) porque entrou pela porta VIP do aeroporto de Faro e saíu pela porta VIP no aeroporto em Inglaterra onde aterrou. Para ela isto é muito suspeito. Não percebe que lhes fizeram isto para que não passassem pelo povinho tolo e não por uma razão obscura .
Realmente já não há jornalistas sérios. Faz-se tudo pelas audiências! Abaixo o quarto poder!

Anónimo disse...

Alguem viu os pros e contras onte?
Viram o Psicologo Espanhol?
Nunca vi nada tao ridiculo e patetico. Para que convidaram a ese gajo?

carlopod disse...

eu vi! o homem fez um "estudo" das expressões faciais da kate e concluíu que ela era perturbada!
:-D

Anónimo disse...

"A pj não tem um historial de situações mal resolvidas, antes pelo contrário."

Durante o Estado Novo os jornais so podiam escrever sobre crimes depois de eles estarem resolvidos. As noticias eram sempre "A PJ prendeu ontem um homem que assaltou o banco..." para alimentar o mito que a policia Portuguesa era a "melhor do mundo", propaganda que 30 anos depois muitos continuam a acreditar. A PJ nunca chegou a fechar o apartamento de onde a Maddy desapareceu, consultou "bruxas" na sua busca e os tracos dee sangue so doram encontratos cerca de 100 dias depois com a ajuda da policia inglesa.

Unknown disse...

eu bem me parecia que este assunto não traria qualquer elevação ao blog.
não faz sentido dizer que a polícia não tem historial de situações mal resolvidas porque é completamente falso.
tal como fazer avaliações das opções de investigação sem nenhuma informação concreta (o processo está em segredo de justiça e tudo o que se sabe é especulação e fugas de informação que tanto podem ser verdade como manipulação) apenas pode servir para animar o criminalista que existe em todos nós. mas apenas isso.
já agora, não é tão raro quanto isso recorrer-se a métodos menos convencionais, como "bruxas", astrólogos e adivinhos, particularmente em casos em que quase não existem pistas a seguir. e isto não é uma peculariedade da policia portuguesa. e sim, os traços de sangue foram descobertos pelos cães da polícia inglesa, que também costumam ajudar os investigadores americanos, por exemplo. normalmente, os meios de investigação são adequados às tipologias criminais mais relevantes de cada país.
mas também jamais diria que temos uma das melhores polícias do mundo.

carlopod disse...

eu não quero uma bruxa, só quero uma médium para falar com o espírito da menina.
mas tinhas razão, razorblade. este assunto só traz grande elevação se for levado a gozar. só que suspeito que não vamos ficar por aqui.

Anónimo disse...

Concordo em que nao traz grande elevação, mas não podemos negar que é um assunto tentador. E perante tanto disparate gozar não é pecado....

É a melhor forma que encontro para poder fugir de tanto bombardeamento macabro-mediatiaco

Unknown disse...

a partir de ontem, decidi entrar em jejum deste caso. é difícil, mas consegue-se. tanto ontem, como hoje, consegui saltar as páginas do público sobre o assunto. e nem sequer li as gordas :)

carlopod disse...

eu também não consigo resistir à tentação. aliás este fim de semana até vou à praia da luz fazer "tragedy tourism": vou ver o ocean club, a casa do robert murat e até a famosa "seaside church", como lhes chamam os jornais ingleses. vou com um guia especializado e tudo.

Unknown disse...

isso até é um sinal de desenvolvimento. em nova orleães há muito que existem visitas guiadas aos locais mais fustigados pelo katrina e que ainda não foram recuperados.
no algarve podiam abrir um parque de diversões com jogos do género: faça desaparecer o estupor do seu filho; dei-lhe um comprimido e vá beber uns copos com os amigos; aprenda com a polícia a farejar sangue com o seu próprio nariz...

Anónimo disse...

Como bem diz razor, em nova orleães há muito que existem visitas guiadas aos locais mais fustigados pelo katrina aqui em portugal temos visitas guiadas aos locais mais fustigados pela Kate.

carlopod disse...

:-D