11.7.07

Tintim na América #4


Nação Bush

Antes de continuar, gostaria de agradecer aos meus vizinhos o facto de me deixarem usar as suas redes 'wireless'. Descobri que basta sair para a rua e andar m bocadinho, que encontramos logo net. Depois é só sentar à sombra de uma árvore e começar a escrever.

A qualquer sítio onde vá que tenha água, gosto de mergulhar nas profundezas e ver o aspecto lá em baixo. Queria conhecer umas cavernas que para aqui há, onde se faz mergulho, mas que implicam viajar para o interior. Assim fiz. Fui em direcção ao país rural, muito mais conservador, muito mais pobre, muito mais religioso do que o litoral. Verifico que a assimetria (entre os 'have' e os 'have-nots') é impressionante. A América que vai à Lua, vai ao fundo à mesma velocidade. Começamos a ver as casas daqueles que eles chamam 'white trash'. São casas que assustam, que estão rodeadas de lixo ou de carros velhos que há muito não funcionam mas cujos habitantes nunca se deram ao trabalho de se mandar para a lixeira. Começo a ver roulotes que são casas ou cabeleireiros, lojas que vendem armas+canas de pesca ("guns and fishing"), igrejas a cada esquina, com inscrições bizarras (uma oferecia um CD) e tabuletas pela estrada com apelos religiosos, sendo que a minha favorita foi esta:



...que do outro lado tinha escrito isto:



...que apreciei principalmente devido ao erro ortográfico numa das palavras inglesas mais comuns.

Fiquei com a sensação de que tinha acabado de entrar na autêntica 'Nação Bush'. Deu-me um calafrio pensar que estava ali a génese e o epicentro do conservadorismo americano, a ideologia mais poderosa da História. Pensando bem, é aquela gente que comanda o Mundo.

As pessoas com quem me cruzava não tinham um ar fixe. O ambiente não era baril e eram de certeza todos republicanos, que são por definição fdp. Parecia gente do género que tem sexo com os filhos. Lembrou-me um episódio 'creepy' dos X-Files, onde Mulder e Scully vão parar a uma casa onde há uma família 'inbreed', onde todos tiveram sexo com todos e todos nasceram no seio da família, sendo portanto todos assustadoramente 'freaks'. Lembrou-me também o 'Texas Chainsaw Massacre', filme de terror onde uns incautos (como eu) se envolvem com uma família de psicopatas pouco recomendáveis. Fugi de toda a gente. Ainda me cruzei com um xerife todo artilhado Rambo-style. Também fugi dele.

O esperado mergulho nas cavernas, não consegui fazer. Cheguei lá e contaram-me que alguém que quer comprar o parque onde elas estão deitou umas algas para a água para estragar a visibilidade e fazer assim baixar o preço. Brilhante!

Voltei para o litoral, ainda a tempo de ir à praia. Estava praticamente deserta: apenas duas famílias, uma delas, pai, mãe e dois filhos, toda vestida de branco (dá para topar que foi ideia da dona de casa, para incutir a ideia de pureza no seio da família) e outra onde pontifica um homem de charuto e calções com a bandeira americana. Havia também um indivíduo que cantava 'I'm on Fire' de Bruce Springsteen, com uma voz tal que mais parecia um cover do Bruce Springsteen pelos Bee Gees.

7 comentários:

Anónimo disse...

Tou a ADORAR as estórias

carlopod disse...

:-)
obrigado!

allaboutheforest disse...

"git one Shaved Ice"??? o que é que isto quer dizer?

carlopod disse...

queriam dizer:
"shaved ice - get one"

allaboutheforest disse...

ha. hehehe.

e eu que não me passava pela cabeça que os americano pudessem cometer erros ortográficos.

Anónimo disse...

fiquei completamente pedrado com este relato, parecia que estendia a mão para as palavras e elas se transformavam nas coisas em si, ui

Anónimo disse...

e o que mais me fascinou foi o erro em Git e nao em ice, tipo git one shaved ass