16.4.07

O Túmulo de Jesus

E se de repente foi mesmo encontrado o túmulo de Cristo e da sua família?
E se Jesus de Nazaré foi mesmo casado com Maria de Magdala e tiveram um filho?

Pois é. A igreja católica apostólica de Roma tem mais um problema muito grave para resolver. Não bastava um papa fashion tem agora que enfrentar a possibilidade de um dos principais dogmas que ainda por cima é um dos seus pilares e que diz que Cristo não subiu aos céus para se sentar à direita do Pai. É certo e sabido que nunca será possível provar que o túmulo de que agora se fala é mesmo do histórico homem que dava pelo nome de Jesus, porém também é certo que não será fácil de provar que aquele túmulo não é o túmulo de Jesus Cristo e da sua família. A base da argumentação é mesmo muito forte e com um base matemática tão sólida a corroborar o argumento é praticamente impossível de convencer o mundo racional do contrário. Ainda por cima coloca em jogo um dogma da igreja que é muito fácil de cair por terra: será possível um ser humano, ainda que Filho de Deus, subir aos céus de corpo e alma? pois é um pouco difícil de acreditar. E as coincidências dos nomes? E o facto da igreja católica ter perpetuado o nome de uma mulher que resolveram apelidar de prostituta? Se esta mulher tinha assim tão má conduta porque razão acharam necessário perpetuar o seu nome no tempo? Não seria ela porventura uma das personagens mais importantes de toda esta história? Se olharmos para a história da igreja católica é muito fácil de responder a esta questão. É claro que a igreja sempre contou a história à sua maneira. Como um ditador que decide, pode e manda também a igreja resolveu riscar o que não interessa e adulterar os factos históricos a seu belo prazer. Até porque ao longo de quase dois mil anos foi ela, a igreja, o poder temporal e intemporal do mundo civilizado. Será que o facto da separação de poderes - igreja/estado - e a consequente perda de poder por parte da igreja contribui de alguma forma para esta nova visão das coisas? É certo que sim. Até ao século XIX era impensável dizer que Cristo tinha casado, ainda por cima com uma prostituta, ou que podia existir um evangelho de Maria de Magdala, de Judas ou de Tomé.

Urge neste momento averiguar a veracidade dos factos. Pelo menos tentar tirar as dúvidas que forem possíveis de averiguar. Mais escavações arqueológicas, equipas interdisciplinares de especialistas de todo o mundo; desenterrar as ossadas e fazer todos os testes de ADN possíveis e imaginários. É um assunto que interessa a todos e não pode ficar refém de interesses menores.

Para muitos historiadores só agora as trevas se começam a dissipar. Se é certo que será muito difícil provar que o túmulo em questão é da família de Cristo, também será difícil provar o contrário. Porém este acontecimento contribuirá definitivamente para o fim da igreja católica apostólica de Roma. Não tenhamos dúvidas disso. Tempos houve em que se pensou que a cultura egipcia prevaleceria para todo o sempre sobre tudo e todos até ao fim dos tempos. Outros tempos houve em que o império romano seria indestrutível. O filósofo alemão Hegel, a propósito da filosofia da história, disse um dia: "o mesmo povo não ocupa duas vezes o palco da história". Estará chegada a hora da igreja católica ceder o seu lugar? E a quê ou a quem?

Disse

7 comentários:

carlopod disse...

esse james cameron deve ser um megalómano ainda pior que jesus cristo. gosta de mega epopeias. depois de fazer o abismo, o terminator e o titanic, aproveita-se que o assunto de jesus cristo e maria madalena já estava aquecido com o código da vinci e, acreditando ou não na história do túmulo, qual novo profeta (ou qual novo são tomé), resolve vendê-la como se acreditasse piamente nela para fazer mais uns milhões. a igreja e muito bem nem lhe dá troco. o que é dogma é dogma.
não há pachorra para tanto oportunismo.

allaboutheforest disse...

independentemente do oportunismo óbvio também é certo que esta questão não é pacífica e levanta muitas dúvidas.

é certo que não é com escavações em cima do joelho e caça ao túmulo que se chegam a verdades definitivas. mas também me parece que não é uma questão a ignorar de todo.

Anónimo disse...

Vocês acreditam que a família de Jesus tinha possibilidade de ter um túmulo familiar? Seriam ricos e ninguém sabia?
Não é estranho todos os passos da investigação serem acompanhados por câmaras de televisão? O documentário até parece um filme!
E Mais... o documentário foi realizado por americanos e israelitas e exibido na SIC. Cheira-me a lobby!...Já repararam que o canal que exibe mais reportagens sobre Israel é a SIC? Coincidência talvez!

Cumprimentos ao meu amigo ALLABOUTTHEFOREST

carlopod disse...

não conheço nenhum profeta que não seja rico. só se antes não eram. também dizem que os jogadores de futebol antigamente não ganhavam muito dinheiro...

allaboutheforest disse...

verdade ou não. o certo é que ninguém pode afirmar com propriedade que jesus cristo subiu ao céu. e se não subiu tem que estar em algum lado. se não for ali há-de estar noutro local qualquer.

quanto à riqueza do túmulo. não se esqueça de que estamos a falar de jesus cristo. se por um lado fomentou ódios por outro criou uma legião de fãs que nem a madonna tem. é fácil fustificar a riqueza do túmulo.

quanto às câmaras. é óbvio que tudo foi feito com o objectivo de documentário e com fins económicos.

há neste doc muitas situações que parecem surreais tipo: «deixe-me lá ir ao seu quintal espreitar para um tubo para ver se encontramos o túmulo de cristo».

ainda vai dar muito que falar este doc e aquele túmulo em particular.

uma coisa é certa - a história de jc e de maria de magdala está muito mal contada e não acredito que jc e a virgem tenham simplesmente subido aos céus em cima de ma núvem.

allaboutheforest disse...

cumprimentos para si também

José Pedro disse...

Pelas palavras aqui deixadas se verificam a ignorância e falta de conhecimento de algumas pessoas. Se fossem conhecedores das Sagradas Escrituras saberiam certas coisas que aqui afirmam sem fundamento nenhum. Por exemplo o facto de a Virgem Maria ter subido aos céus. A Biblia relata que ela está no pó da terra aguardando a segunda volta de Jesus. Já Jesus Cristo sim, subiu aos céus em poder e glória e foi visto não apenas pelos discipulos mas por outros milhares que ali estavam presentes e assistiram. Esse é o relato. Em relação à Igreja católica, esta apenas foi instituida bastantes anos depois da morte dos discipulos. A Biblia, que é a palavra de Deus foi escrita ainda em vida pelos discipulos. Tudo aquilo que a igreja católica tenta ou não impor são aquilo a que eu chamo de idiologias modernas e convenientes, nada mais.
Em relação a esta questão do túmulo transponho abaixo palavras do cientista Amos Kloner que supervisionou as escavações em 1980 sendo na sua opinião que os nomes não passam de pura coincidência e classifica o documentário de Cameron como um verdadeiro "disparate". "É uma boa história para um filme, mas é impossível ser verdade" , defendeu ao Jerusalem Post. "Jesus e os seus parentes eram uma família originária da Galiléia, sem laços com Jerusalém. O túmulo de Talpiot pertencia a uma família de classe média do primeiro século".
Baseiem as vossas opiniões em documentos bem fundamentados e não em romances feitos apenas para enriquecer bolsos e suscitar guerras.

Sempre disponivel para esclarecimentos, JP
pathfinder@portugalmail.pt