19.4.07

Os caroços das laranjas

Quem me conhece bem sabe que sou uma rapariga do campo, que aprecia as coisas simples da vida. O cheirinho às flores ou ervas ou lá o que é quando começa a Primavera, o rebolar na relva quando é Verão, o pisar das folhas secas no Outono (por acaso isso gosto mesmo de fazer, aquele crak crak), o ar gélido do Inverno. Enfim. Apercebi-me esta semana, em conversa com colegas do trabalho, que tinha saudades das laranjas com caroço. Há anos que não como uma laranja que possua no seu interior um caroço. E a coisa atingiu tal nível, que nem sequer me recordava desse facto: as laranjas têm caroço. Dizia-me, então, um colega, alentejano de nascença, que, na terra dele, as laranjas ainda possuem esse anexo caroçal. Coisa espantosa! E acrescentava ainda que não sabia como eram feitas as laranjas que compramos nos hipers que tinham conseguido arrasar com o caroço. E o mesmo pergunto eu: o que é feito do caroço laranjeiro nacional? Se alguém possuir um exemplar ainda com caroço que me contacte.

10 comentários:

allaboutheforest disse...

para laranja com caroço tens que pagar mais. tens que ir à secção agricultura biológica.

sem caroço é mais barato, são produzidas em muito maior quantidade e resultam de um apuramento genético mesmo para não terem caroço.

um deste dias vão criar a laranja que só tem caroço. não tem gomos.

mas na verdade eu também só percebi isso no ano passado. pensava eu, na minha ingenuidade, que a agricultura biológica era uma paranóia dos ambientalistas e que afinal era tudo biológico. engano meu. já nada é produzido sem aditivos químicos.

carlopod disse...

any, tu não me digas uma coisa dessas! e eu que não como laranjas há anos porque têm caroço, venho agora a saber que afinal há anos que já não têm caroço!
vou já comprar laranjas.

Anónimo disse...

Não dêem agora em conservadores! Se virem a historia da laranja vão descobrir que é um fruto "fabricado" apartir do cruzamento do pomelo com a tangerina.
Alias as laranjas na Europa antes do século XVI eram tão ácidas como os limões, a laranja doce foi trazida para a Europa pelos portugueses (sendo por isso ainda chamadas de "portokali" na Grecia).
E já agora a laranja sem caroços é da especie "Laranja da Bahia" ou "Washington Navel", uma mutação natural da espécie "Selecta" que aconteceu na Bahia no sec XIX.

Se virem bem as coisas a laranja sem caroços (que invadiu o mundo) teve origem Portuguesa ;-)

any the one disse...

tens tanta cultura laranjal...é impressionante.

pod querido...se eu soubesse já te tinha levado uma laranja, descascado e dado os gomos à boca.

carlopod disse...

:-)

e fazias o mesmo com as grainhas das uvas?
eu gosto tanto de uvas...

any the one disse...

és um abusador...mas não te consigo negar nada, bem, quase nada.

indigente andrajoso disse...

ai... tou a ver que voces são daqueles que nao sabem de onde vem os ovos?

as laranjas tem caroço sim senhor as da baia não, são mais doces tambem...

curiosidade 1: a minha mãe tem uma laranjeira/limoeiro que começou por crescer num vaso

curiosidade 2: os laranjeiros são arvores muito ariscas, se não forem cuidadas tornam-se bravas, crescem espinhos e secam as laranjas.

para as "domar" tem que se esfaquear o tronco e meter no seu interior um bocado de tijolo... a sabedoria popular diz que é assim...

de qualquer das formas dá um bom desbloqueador de conversas...

;)

indigente andrajoso disse...

ps. lembram-se de terem aparecido à meia dúzia de anos, melancias amarelas?

os marketiers la puxaram um bocado pelo assunto que parece ja ter esmorecido...

acontece que há uma especie de melancias amarelas à anos, não é uma alteração laboratorial do sex XXI, as melancias amarelas são menos doces e por isso não se vendem, são usadas à anos para alimentar porcos...

tambem as à manchadas vermelho e amarelo, cor de laranja, etc...

nunca comprei, mas cá para mim até acho que eram mais caras que as vermelhas...

any the one disse...

estou estupefacta com os teus conhecimentos indigente...passas a consultor oficial em temas de agro-pecuária :-)

indigente andrajoso disse...

nasci no campo...