2.4.07

Salazar antifascista??!!

Pois é o leiriense José Hermano Saraiva quem o diz e na rádio televisão portuguesa para todos poderem ouvir. "SALAZAR ERA ANTI-FASCISTA". Esta criatura a quem chamamos professor, licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas (1941) e em Ciências Jurídicas (1942) (não deixa de ser curioso este pormenor de terminar duas licenciaturas em dois anos), foi professoar liceal, gestor de empresas, jurista, advogado, historiador, embaixador de Portugal no Brasil e ,para gláudio do próprio, ministro da educação da II República, distinguido com a Grã-Cruz da Instrução Pública (por ter participado nessa grande epopeia de interditar a educação a todos os portugueses) e mais uma série de distinções que não nos interessam para nada.

É este o ser que diz que o Salazar era um santo - Um anti-fascista - que quem privava com ele via nele um homem bom, humilde e amigo de dar. Uma espécie de Ivan, o Terrivel, que era muito amigo e às vezes, só quando lhe apetecia, fazia os amigos chegar à frente porque queria tirar um dente a alguém ou fazer uma boa sessão de tortura. Das poucas coisas que o Salazar fez que se possa dizer - valeu a pena estar vivo, para lém de ter caído da cadeira, foi ter perseguido o nacional-sindicalista Rolão Preto e as suas camisas negras partidários do Fascismo italiano. Mas também, poderão os meus amigos dizer - sim, mas o Estado Novo, que até tinha uma polícia política como os regimes fascistas, perseguia tudo e todos, dentro e fora do regime, à esquerda, à direita, à frente e atrás? Sim é verdade. Mas, segundo o professor liceal JHS, ele perseguiu Rolão Preto e como tal é anti-fascista. Estas coisas que se dizem de que a II República Portuguesa foi um regime autoritário, corporativista, conservador, tradicionalista, colonialista, nacionalista, anti-liberal, anti-parlamentar, anti-comunista, anti-democrático e repressivo são tudo inverdades que mais não são do que cabalas para denegrir a imagem de certas e determinadas pessoas. Como traficar diamantes na Uni. Que disparate. As pessoas lembram-se de cada coisa. Outras das razões que levam o nosso "stor" a proferir tal afirmação poder-se-á relacionar com o facto de Salazar nunca ter afirmado que o seu regime era fascista - como o fizeram hitler, mussolini. Se ele nunca o afirmou porque razão vêm agora pessoas dizer que o regime era fascista. Outra razão pode estar relacionada com o facto do nosso contador de histórias estar a tentar enveredar pela carreira de cómico, porque ao mesmo tempo esta afirmação tem muita piada. Como ele se chama Hermano o outro é herman, enfim ... percebem uma piada aqui, outra ali e daqui a pouco está a fazer de nelo.

É um incompreendido. Alguém que fez tanto por este país. Continuo porém a não entender uma coisa. Se há tanta escola primária e tanto liceu espalhado pelo país, se a educação foi uma aposta da II República como advoga JHS, porque razão há ainda tanto analfabeto passados 32 anos?

ps: como se sabe a II Rep. é um período mal divulgado e mal estudado na sociedade contemporânea. Eu apenas estudei este período no último ano da faculdade e como tal a informação que tenho é ainda pouca. Para esta semana desafio os membros do blog e os nossos queridos e estimados visitantes que nos contem experiências vividas ou de que tenham tomado conhecimento (não vale inspirações baratas no "bicho da madeira" - entenda-se alberto j jardim).

ps1: sem ofensa para o bicho da madeira.

A bem da nação.

7 comentários:

carlopod disse...

sisenhor, o nosso foresto tá de se lhe tirar o chapéu.

não percebi, para a semana desafias-nos a contar experiências vividas na II república? eu só tenho aquela de que um porco pide me roubou um chupa-chupa mas eu resisti e não bufei nada.

allaboutheforest disse...

o desafio refere-se a esta semana. e sim, vividas ou contadas.

hehe, a expressão "porco pide" é o máximo. é por estas e por outras que me parece um desafio interessante. há sempre maneiras de ver as coisas de que nunca tinhamos ouvido falar.

allaboutheforest disse...

era uma daquelas situações em que estavas com a "boca na coisa"?

é que se for esse o caso, em vez de te ter tirado "a coisa" devias ser multado em 25$00 e fotografado, segundo a lei vigente até há bem pouco tempo.

carlopod disse...

ah sim? não sabia.
bolas, nunca soube como retirar partido das situações :-(

Unknown disse...

quando atravessei o meu calvário na faculdade de letras (sim, aquela que o lixo nazi tentou conquistar), tive uma professora de cultura portuguesa que dizia que o josé hermano saraiva era tão bom historiador que sempre que era convidado para uma palestra por qualquer muncípio, fosse qual fosse, tinha sempre uma novidade histórica para apresentar sobre a terra. era assim uma espécie de compensação pelo cachet que recebia. dizia a senhora que ele de história percebia muito pouco, mas era perito em fantasia.
nessa distinta faculdade, haviam dois nomes que eram, na generalidade, proibidos: josé hermano saraiva e veríssimo serrão. o primeiro por manifesta falta de seriedade e o segundo por uma visão politizada (à direita) e bastante imparcial. dizia-se até que antónio josé saraiva tinha vergonha académica de morte do irmão.

allaboutheforest disse...

o filho do Veríssimo Serrão esteve vários anos sem falar ao pai devido a questões políticas. o filho é comunista ferrenho. Sabes, é curiosa essa tua história sobre o hermano saraiva e os municipios porque no ano que passou ele foi a ourique e também apareceu com umas novidades de que os habitantes não gostaram nada. exitem pessoas que verdadeiramente o odeiam. a irmã de um amigo nosso é um desses casos. nem quer ouvir falar no nome daquele ser.

remiguel disse...

Quem fala assim nao leu a História Concisa de Portugal de JHSaraiva: tem umas 20 edições e já vendeu mais de 250 mil exemplares. Eu já li duas vezes e é delicioso, tive 17 a história graças a ele. Depois de ler o livro, aprende-se a respeitá-lo. Aconselho vivamente.