6.5.07

Comemorar 100 anos de República


Vital Moreira, constitucionalista e Comissário dos Projectos para as Comemorações do Centenário da República, propõe um verdadeiro programa legislativo para assinalar a data. No portal do governo www.portugal.gov.pt, pode ler-se num doc assinado por este senhor: "no campo das relações sociais" devia "proceder à revisão do Código Civil em matéria de relações familiares, tendo em conta as novas realidades sociais". Depois de ler o doc na integra ficamos a saber que defende novos direitos para os homossexuais, nomeadamente direito de se casarem pelo civil e, por extensão, de adoptarem crianças.
A propósito desta proposta o GOL (Grande Oriente Lusitano), principal obediência macónica em Portugal, faz saber que "aprova o aproveitamento, em 2010, das celebrações dos cem anos da instauração da República, para se rever o Código Civil de forma a permitir o casamento entre homossexuais".O grão-mestre do GOL, António Reis, disse que é precisamente isso que significa a referência à necessidade de "proceder à revisão do Código Civil em matéria de realidades sociais, tendo em conta as novas realidades sociais" disse ainda ao DN "Tudo o que vem nesse relatório foi unânime, ou quase, dentro da comissão", "faz todo o sentido" aproveitar as celebrações da República para se "reforçarem legalmente os direitos conjugais dos homossexuais", "Se a República se distinguiu foi, nomeadamente, pelas leis sobre a família que aprovou, como a lei do divórcio e a que acabou com o estatuto de filho ilegítimo".
O GOL, deverá ter um importante papel nas celebrações dos cem anos do 5 de Outubro. Uma forma de responder ao papel histórico dos maçons em todo o processo que levou ao desmantelamento da monarquia, na revolução do 5 de Outubro propriamente dita, e na construção da Primeira República (1910-1926).

3 comentários:

Anónimo disse...

pois estará tudo muito bem, se for indissolúvel e religioso. Portugal não está dimensionado para mais casais desavindos e filhos mono parentais.
josé manuel, democrata

carlopod disse...

por mim pode ser indissolúvel e religioso desde que seja poligâmico.

Anónimo disse...

faz todo o sentido.
jm