27.3.07

O estado da nação #2

Má-educação
Cavaco Silva não tem bons conselheiros. Nas comemorações dos 50 anos do Tratado de Roma, convidou este mundo e o outro e deixou de fora Mário Soares. Todos sabemos que o homem é do mais ressabiado. Mas exercer as funções de Presidente da República com melindres pessoais, para além de um péssimo serviço, é uma falha de educação e uma falha protocolar. Será que o homem não tem assessores que lhe ensinem que um presidente não pode ter amuos? E que as susceptibilidadezinhas presidenciais se tratam com chá, no recanto do lar? Sempre achei que Cavaco, mais tarde ou mais, acabaria por nos envergonhar.

Pack presidencial
Ao que parece, quem votou em Cavaco Silva só agora começa a perceber que afinal votou numa espécie de pack presidencial. Para além da incontornável Maria, o pack continha pelo menos a berradeira Kátia Guerreiro. Tudo o que é cerimónia oficial, evento, visita de Estado, lá está ela de goela aberta para infortúnio de quem estiver por perto. Será que na Presidência da República ainda ninguém reparou que a coisa já começa a ser exagerada? Ou será que já arranjaram um quartinho para a Kátinha no Palácio de Belém? Ou estamos perante um presidencial caso de ajudas-me nas eleições que eu depois, se ganhar, também te darei uma mãozinha?

Tudo boa gente

Os malvados colaboradores da Deco visitaram 57 consultórios (privados e públicos) e em 37 casos saíram de lá com receitas para antibióticos. E os malandros ainda por cima não tinham nada. O bastonário da Ordem dos Médicos diz que isto é uma brincadeira e que não responde a brincadeiras. E diz mais: não aceita que se ponha em causa a qualidade de médicos que sabem o que fazem. Receitar antibióticos a pessoas saudáveis é absolutamente compreensível. Tão compreensível como os cerca de 3,3 milhões de euros que o Estado gastou em 2006 com vencimentos e subsídios de alimentação de profissionais de saúde ausentes do serviço. Tão compreensível como aquele médico de Trocato (Guimarães) que prescreveu, apenas no primeiro semestre de 2006, 10185 receitas (que custaram ao Estado 205.799 euros). Tudo isto é muito compreensível, claro está, e as pessoas de Trocato são todas muito doentes!

Tudo boa gente mesmo
Uma auditoria do Tribunal de Contas revelou que em 31 das 107 empresas muncipais que prestam contas ao Estado metade dos gestores receberam entre 2003 e 2004 salários acima do que é permitido por lei. Há até gestores com vencimentos 75 por cento acima do do Presidente da República. A juntar a isto, foram detectadas irregularidades com a atribuição de viaturas para uso pessoal, utilização de cartões de crédito e telefones de serviço. O presidente da Associação Nacional de Municípios criticou os elevados salários praticados mas considerou inoportuna a auditoria, por ter sido aprovada uma nova lei, e acrescentou que essa prática não era ilegal. E ficamos todos muito mais descansados.

12 comentários:

Anónimo disse...

1. O Soares só volta a ser herói e bem-vindo e a fazer parte de Grandes Portugueses quando morrer. É natural que não seja convidado para lado nenhum.

2. soube de fontes seguras que, ao estilo onda choc ou ministars, não há 1 Kátia G. mas 5, é já tipo franschising, para aproveitar todos os concertos que possa dar e alguns até ao mesmo tempo em diferentes partes do mundo.

3/4. os médicos sabem sempre o que fazem, são sempre honestos e, naturalmente estão acima da lei. Tal como os autarcas. Isso é mais que sabido. Não sei pq é que nao houve ainda uma fusão Ordem dos Médicos + Associação de Municípios. A bem ver, não era até costume os presidentes da câmara serem médicos? Lá tá!

Anónimo disse...

«Je voulais une ambiance de bal musette», dit-il.

— Ou de brasserie?

— Oui, un grand dispositif démocratique et convivial. Mon idée était: une semaine sans sons, une semaine sans images, une semaine de bal musette. Mais ça n'a pas été possible.

josé manuel

allaboutheforest disse...

et porquoi?

allaboutheforest disse...

A juntar a tudo isto: 831 médicos no desemprego desde Agosto do ano passado só em Fevereiro deste ano tiveram colocação e mesmo assim depois de muitos erros informáticos por parte do ministério da saúde.

Quanto à sempresas municipais. conheço um caso de um senhor que era o presidente de uma delas e quando o executivo mudou de mãos foi afastado da presidência e foi-lhe pedido que ocupasse o cargo de vogal. Os funcionários da empresa assinaram uma petição onde solicitavam ao edil que não afastasse o senhor daquele lugar uma vez que ele tinha comprado uma vivenda e tinha a casa para pagar. O presidente da câmara perguntou: "e você, não tem uma casa para pagar?"

Unknown disse...

831 médicos no desemprego desde agosto? pobrezinhos. serão precisos muitos mais no desemprego para que os serviços de saúde comecem a ser minimamente decentes.

carlopod disse...

primeiro as empresas municipais:
os presidentes das câmaras municipais recebem todos salários abaixo do primeiro-ministro (como a lei obriga). só que todos eles ACUMULAM com os ordenados de presidentes das empresas municipais. isso faz com que tenham de facto ordenados brutais, mas cada um deles dentro da lei.
ainda há quem se admire que as pessoas votem no salazar? as pessoas votam no salazar porque ele chegava e cortava isto tudo a direito, punha-os a ganhar um terço do que ganham.
o que o sócrates tem feito não é mais do que umas cócegazinhas...

carlopod disse...

quanto aos médicos: as ordens dos médicos (assim como dos farmacêuticos, dos advogados etc) são instituições que cresceram num regime corporativo e continuam na prática a ter poderes como se assim fosse. outros que se pudessem votavam no regresso do salazar.

carlopod disse...

o cavaco: de facto envergonha-nos. a resposta do mário soares foi de senhor: disse que o presidente tem o direito de convidar quem quer.
pena que o soares não tenha mostrado esta elegância durante a campanha.

allaboutheforest disse...

pois. o cavaco começa a dar de si. concordo plenamente com o razor: o lugar de pr não se compadece com birrinhas de putos. o mário soares, quer o cavaco queira quer não, é um dos principais responsáveis pela nossa entrada na cee.

ainda a propósito da empresa municipal. o mesmo indivíduo tinha um barco que, pouco antes de ser passado para o cargo de vogal, trocou por uma avioneta. e ainda vinha pedir para não o despedirem porque tinha a casa para pagar!!! isto não é o fim da picada?

nós temos que formar um partido

Unknown disse...

a mim parece-me que terrorismo social e político é muito mais eficaz.

Anónimo disse...

um partido não, um bando de vigilantes armados, Faço notar que pessoas amigas, mesmo más, não devem ser incomodadas. Pensava em Carlopod claro. JM

any the one disse...

a questão Cavaco/Soares é muito simples. quando o primeiro ganhou a presidência da república o segundo não o foi cumprimentar. lá teve as suas razões, fez a sua birrinha. cavaco aproveitou a ocasião e deu o troco. é mais um caso de palhacitos...