7.3.07

Os amigos do Alex

Estava uma noite húmida, porém quente. As criaturas da noite circulavam cabisbaixas depois de mais um dia de labuta, etc etc, blá blá blá...
Cenário: Um restaurante chinês na cidade de Lisboa (um daqueles onde os alimentos não foram apreendidos pela fiscalização por falta de qualidade. Sempre o apontamento de actualidade, apre!).
Dois típicos lisboetas de Chelas partilhavam a mesma mesa do restaurante. Depois de uma galinha com amêndoas dirigem-se à caixa para pagar. Começa o diálogo, em bom (enfim...razoável) português:
Chico esperto n.º1 - Como é que te aconteceu isso?
Chico esperto n.º2 - Não sei...deve ter caído do bolso.
Chico esperto n.º 1 - Isso é impossível, como foi cair-te do bolso uma nota de 20 euros...tens de ter mais cuidado...e logo 20 euros.
Passado alguns segundos, já virados para o cidadão outrora habitante na China, e depois de uma ligeira metamorfose linguística:
Chico esperto n.º1 - Senhor, nós perder dinheiro.
Senhor Chinês - Nenhum dos senhores tem dinheiro?
Chico esperto n.º1 - Perder a nota senhor. Nós ser trabalhador...não ter mais dinheiro.
Senhor Chinês - Mas nem multibanco...cheque...
Chico esperto n.º1 - Nada nada...mas o senhor não preocupar...nós vem aqui todos os dias comer com o Alexandre...o senhor conhecer eu...eu trabalhador, vir aqui todos os dias comer com o Alexandre...paga amanhã.
Senhor Chinês - Não conheço o Alexandre.
Chico esperto n.º1 - Conhecer conhecer...ele vir todos os dias aqui comer...
Senhor Chinês - (a tentar assegurar-se) Não têm telemóvel, para deixar aqui?
Chico esperto n.º1 - Não senhor...nós trabalhador...morar em Chelas...não poder ir agora de táxi (pois pois...para o taxi já havia nota) e voltar com o dinheiro...ser longe. Ser trabalhador...até podia lavar pratos (olha que boa ideia). Mas não preocupar senhor...nós trabalhador amanhã paga.

E lá foram, estes lusos transformados, por segundos, em russos/bielorussos/ucranianos ou coisa parecida, para suscitar a amabilidade alheia e comer uma galinha com amêndoas de borla. Que pena não estar contaminada...

4 comentários:

indigente andrajoso disse...

há cabrões em todos os lados...

carlopod disse...

curiosamente o que mais me irrita não é a vigarice em si mas o facto de eles falarem assim. prova que só estão à vontade para vigarizar porque é a outra raça. ódio! ódio! ódio!

Anónimo disse...

PARECE-ME INCRÍVEL QUE VENHAS PRÁQUI CONTAR COMO É QUE ONTEM ENGANAMOS O CHINES!!! e ainda tem a lata de dizer que foram outros!! realmente!

any the one disse...

nós não falámos luso-russo...falámos em latim, não te lembras?...desde que o papa decidiu empreender nesse objectivo de voltar a dar missas em latim que não largamos o compêndio latino.