8.3.07

Sentido de Humor #1



Clube dos Pensadores
Há uns anos atrás, tive uma peculiar conversa com uma catalã sobre as diferenças entre portugueses e espanhóis. Dizia-me ela que os portugueses, historicamente, sempre tinham desenvolvido fortes afinidades com os ingleses (sendo esta, uma das grandes diferenças em relação aos espanhóis), de tal forma que até o sentido de humor de ambos os países era bastante parecido. Segundo ela, só os portugueses e os ingleses é que se lembrariam de dar a um aeroporto o nome de um primeiro-ministro que tinha morrido num acidente de aviação. Nunca me tinha ocorrido, mas é preciso muito sentido de humor para fazer passar um Aeroporto Francisco Sá Carneiro. E esta ideia até faz bastante sentido. Mesmo que não seja nacional, mas pelo menos no norte este humor existe.

Ainda esta segunda-feira, um tal Clube de Pensadores organizou um debate em Gaia subordinado ao tema "A Memória e a Política", sendo a estrela convidada Pedro Santana Lopes. O evento parece ter saído de uma "britcom": só com muito sentido de humor é que alguém se lembra de convidar PSL para um Clube de Pensadores, ainda por cima para debater um tema como este. A lista das capacidades que não se podem atribuir a PSL é extensa. E a capacidade de pensar e a memória estarão definitivamente no topo dessa lista. Para rematar a anedota, o debate teve lugar no Holiday Inn de Gaia. Parece que tudo isto foi pensado para ter graça. E tem, definitivamente.

Isto já vai longo, mas não resisto a transcrever uma frase de um dos fundadores do Clube, um tal de Joaquim Jorge, a propósito deste divertido debate:
“No que respeita à praxeologia política, combater os chamados vicios-avatares que atacam e perigam corroer o sistema democrático. Urge que se opere uma verdadeira palingenesia através de uma nova educação, capaz de se aprender a conjugar o realismo político e a esperança, sendo necessário saber trocar a aventura mercantil pela aventura de espírito, capaz de prevenir os sebastianismos e os imitacionismos.”

Tenho a certeza que Pedro Santana Lopes não diria nem melhor nem mais bonito.

5 comentários:

carlopod disse...

notável! vale a pena ir ao blog deles: http://clubedospensadores.blogspot.com/
como diria creio que clara ferreira alves, a propósito de outra coisa, eça está entre nós.

any the one disse...

fantástico...piada teria tido também pedir para o senhor explicar o que acabara de dizer.

Anónimo disse...

Nunca pensei que este Clube incomodasse tanto...

Portugueses! Temos o que merecemos mas eu até me rio com este tipo de piadas.

Perdoai-lhes Senhor que eles não sabem do que falam...

Unknown disse...

que disparate! santana lopes está mais perto de se transformar numa boneco da disney do que este clubinho de incomodar alguém. a não ser que os sócios se incomodem uns aos outros. e nem vejo razão para tanto dramatismo cristão. felizmente, a tontice ainda não é pecado para ter de ser perdoado pelo senhor. seja ele quem for.

remiguel disse...

eu por mim acho muito bem que quantos mais pensadores melhor! Ainda por cima em formato clube, até é interessante. aliás, que é este blogo se não um clube de pensadores, em sentido lato e restrito. para mais, até foi simpático do clube a tratar da palingenesia de santana.
já agora, também podiam pensar um pouco (como nós fazemos!) na qualidade ortográfica, pelo menos, do blog:

"1- Janeiro, Manuel Maria Carrilho que falou sobre Cultura - um desfio nacional,um trunfo global."

Acredito que Carilho seja capaz de desfiar a cultura, mas que esta seja um desfio é que m' espanta. E um trunfo global também é catita.

E o pedro miguel vê-se logo que tb pertence ao Clube: "até me rio" diz ele. Eu também me rio, rio até ao mar. Portuguezes! Pençai, Pençai!