7.11.06

Língua: Pétreo

O mais letrado falante do português não lhe escapa...uma ou duas vezes durante a sua vida. É uma palavra que vem do latim e quem a aplica na sua conversa enriquece-a de sobremaneira. Para provar que também somos pessoas sérias, segue aqui a sua definição.

Pétreo - (Do lat. petrèu-, «id.») De pedra; que tem a natureza ou a dureza da pedra; (figurado) rígido; duro; (figurado) insensível; (figurado) desumano. (portoeditora)

Aplicações práticas:

"Aquele rapaz está ali de pétrea e cal" (à porta do Lux, junto de um porteiro que não nos deixa entrar e teima em não acabar o raio do turno)

"Amorzinho, nunca mais ficas pétreo, tenho de ir trabalhar amanhã às nove" (em qualquer lar português)

"És mesmo pétreo!" (em várias situações, por exemplo: esposa/o a ter a conversa do mês com o esposo/a sobre noitadas na internet e o facto disso trazer sérios distúrbios à vida sexual do casal)

"Deixaste-me completamente pétreo" (enfim...acho que já perceberam)

4 comentários:

remiguel disse...

élá! tu queres ver que em vez de um pénis, tenho um pétreo. Logo vi que esta secção só nos podia fazer evoluir.

allaboutheforest disse...

é um caso para dizer: "mais vale um pétreo na vida, que a vida sem um pétreo".

any the one disse...

logo vi que iam gostar desta palavrinha. há palavras que se nos colam

remiguel disse...

isto do pétreo pôs-me em contínua analepse!