21.11.06

A morte do artista



Este belo exemplo da estatuária contemporânea tem como autor Pedro Cabrita Reis. A coisa foi inaugurada em Junho de 2003 e retrata José Vieira de Carvalho, um cacique que reinou na Maia durante 28 anos eleito pelo CDS. Para quem quiser saber mais detalhes, basta visitar o blog de António Cerveira Pinto onde estão dois textos sobre o assunto: "From a dead artist to another (on cynicism issues.)" e "Estatuária e cinismo: da pseudo autoria aos artistas fantasmas." Sim, já sei que se pode argumentar que o Cerveira Pinto é um ressabiado. Mas ressabiado ou não, a crítica é do mais justo. Também ouvi dizer que os artistas também pagam renda de casa como as outras pessoas. Mas não me parece que seja esse o caso. Em 2003, dois meses depois da inauguração da bela estátua, Cabrita Reis estava a caminho da Bienal de Veneza. Acrescenta-se ainda à coleccção, um painel de azulejos miserável instalado para os lados de Miraflores (a ornamentar um edíficio de escritórios) "muito inspirado" numa peça dos anos 80 de um artista americano. Curiosamente, este painel também foi inaugurado por volta de 2003. Lamento discordar, mas, na minha modesta opinião a coisa que o Cabrita Reis mais faz é a Fundação.

3 comentários:

allaboutheforest disse...

é por estas e por outras que muitos artistas se esvaem como fumaça na atmosfera. que idiota. de facto esta obra é uma espécie de nódoa no currículo deste tipo.

não tinha ideia que ele se pudesse vender desta maneira.

Unknown disse...

esta não. as duas. eu quando vi o painel de azulejos do americano numa wallpaper fiquei estupefacto. é igual. é uma pena a revista já ter ido para o lixo. caso contrário colocaria aqui as duas peças, lado a lado.
além disso, o facto de não percebermos uma obra não quer dizer que somos ignorantes. há que questionar se a obra quer mesmo dizer alguma coisa. o espírito crítico é essencial. quer para um lado, quer para o outro.

Rui Teodósio disse...

moro em Miraflores e pesquisando a internet á procura de informaçoes acerca de um mural do outro lado da minha no Arquipark me questionei se nao seria o mesmo mural de azulejos referido neste artigo,falo de um mural com azulejos de varias cores que supostamente tera em codigo de cores inscrito um versiculo da biblia, esya situado no Arquipark em frente de uma clinica.
nao encontro na net nem fotografias nem nada a respeito do dito mural, questionei as empresas que estao em redor do mesmo e nada, a Camara de Oeiras nem se dignou a responderme aos Emails e aguardo resposta do suposto autor quanto á obra, gostaria que caso tivessem mais info relativa a este mural e enviassem ou por mail war_hammers@hotmail.com ou deixar aqui um comment, gostaria de saber qual a obra e o artista americano que tem uma obra semelhante, se a obra é de facto de Pedro Cabrita Reis.estou a escrever no meu blog um artigo sobre as obras de arte escondidas em Miraflores e estou a ter especial dificuldade em encontrar dados sobre este mural, caso queiram consultar o blog aqui deixo o endereço http://gazetademiraflores.blogspot.com/
o meu obrigado
Rui Teodosio