14.11.06

Orelhão Crítico: Moonspell

Luna

Os Morbid God, em 1982 adoptaram o nome de Moonspell. Vários discos sem grande sucesso em Portugal não vaticinavam o que aconteceria em 1995 quando editaram "Wolfheart". O melhor disco e para alguns críticos um dos melhores discos editados por bandas portuguesas. O sucesso foi estrondoso, tanto a nível nacional como internacional. Adipocere, foi a editora francesa que os lançou e os deu a conhecer ao mundo. Ainda hoje fazem tournés à pala desse grande momento que foi "Wolfhearth". Porém, Irreligious, o albúm lançado no ano seguinte imortalizou os Moonspell com a música "Opium", a partir de um poema de Álvaro de Campos intitulado "opiárium". É sem dúvida a sua música de maior sucesso. Ao gótico com influências folk e black metal seguiu-se, em 1998, Sin Pecado com influências electrónicas que se viriam a consolidar no albúm de 1999 Butterfly Effect, evidenciando ainda mais a fase de experimentalismo electrónico numa base folk/gótica que a banda viria a adoptar temporariamente.

Os novos fãs consideram o último trabalho o melhor da banda "Memorial". Outros continuam a acreditar que a primeira fase continua a ser a melhor. Eu acredito que os Moonspell continuam a surpreender (até porque sou um fã do "Wolfheart"). Sobretudo não se deixam arrastar para a onda comercial, o que por si só já é de destacar.

Prémios à parte, "Imemorial" pode não ser o melhor deles, mas seguramente tem o melhor video.

Aqui fica "Luna".

6 comentários:

carlopod disse...

já percebi onde é q o tim burton se inspirou para fazer o vídeo para os killers :-P

boa, a gente a continuar assim ainda consegue fazer concorrência à música do indigente ;-)

Anónimo disse...

pelo menos vamo-nos mantendo informados sobre o que vai acontecendo.

indigente andrajoso disse...

este teledisco tinha tudo para ser realmente muito bom... mas pra mim é apenas giro... podia-se ter feito muito melhor...

em relação ao historial dos moonspell, a tentativa (va-se la saber porque) falhada de virar comercial com sin, butterfly fx e second skin, levaram-nos a lançar um anónimo album muito bom o hermeticum sobre o pseudónimo de daemonarch.

parece que numa altura que os puristas os apedrejavam eles disseram, "afinal conseguimos fazer isto", agora em memorial já não tem nada que provar a ninguem. e finalmente chegaram aos tops

allaboutheforest disse...

obrigad, indigente, pelas tuas informações.

indigente andrajoso disse...

ps: o antidote versão livro/cd tambem é muito bom..., saiu antes do memorial

Anónimo disse...

indigente - se tiveres mais algumas sugestões interessantes relativas a estes temas não te prives de as partilhar.