30.3.07

Ódios de estimação

«Pensar e levar a pensar é coisa que não se aprende nos cursos técnicos; só nos cursos que têm que ver com a pessoa humana».

«Só lhe posso responder no próximo ano. Eu comprometi-me, perante diversos órgão de comunicação social, de que só falaria sobre a Expo depois de passados dez anos. Passaram nove».

«O acesso ao computador, ao telemóvel e outros meios tecnológicos não é incompatível com a cultura. Estes meios devem ser postos ao serviço de uma visão da vida que tem de ser essencialmente ética, responsável e humanista».

«Não convém que seja tudo para a ciência. Senão, estamos a criar pequenos monstros».

(contando uma história em que foram buscar para director de marketing um licenciado em filosofia) «Os licenciados em marketing são bons para executar mas os licenciados em filosofia são bons para pensar. E o que se espera de um director de marketing não é que execute, mas que tenha ideias. Esta é uma imagem fortíssima».

«O saber lidar com pessoas é mais importante do que saber em que sítio é que determinada porca atarracha. Isso é para quem executa. Para gerir, para pensar, é preciso outro tipo de formação».

«Tem de haver uma elite».



António Mega Ferreira

Estas são declarações do meu querido amigo de longa data António Mega Ferreira ao suplemento "Life" do Diário de Notícias desta semana. Assim que li, telefonei-lhe logo a cumprimentá-lo pela extraordinária jactância que mais uma vez revelou e também pela forma diletante como sempre exerceu as suas funções de gestor cultural, encarando-as como uma arte e não como uma obrigação. Foi uma conversa interessantíssima, entre dois intelectuais, onde aproveitámos para dissertar mais um pouco sobre a superioridade dos humanistas, os que pensam, sobre os técnicos, os que executam, os que não pensam. Concordei com ele: tem de haver uma elite! E confessei-lhe logo: é um orgulho ver-te, António, a pensar. Foi sem presunção que ele me respondeu que é essa a sua missão na vida.

É também porque é um humanista que o meu querido António Mega Ferreira sempre foi um gestor como os outros mas, ao contrário dos outros, é um gestor que pensa.

É porque é um humanista que, por exemplo, quando Carlos Cruz, Pedroso e os outros foram apanhados no caso Casa Pia, ele, a quem felizmente nunca caíu um azar em cima, foi dos primeiros a ir para a televisão mostrar-se "indignado" e "horrorizado" com o assunto.

E é porque é um humanista que este "regretté" diz que se na altura soubesse o que sabe hoje não tinha aceite ir para o CCB mas, sabendo hoje o que sabe continua lá porque devemos levar os mandatos até ao fim. E eu aplaudo! A não ser, claro, que entretanto vague o lugarzinho na Câmara de Lisboa e aí já acho, naturalmente, que ele deve abandonar o mandato no CCB.

Orgulho-me de ser teu amigo, António. Um grande abraço para ti. E, já agora, outro para os boys ;-).

LETRAS DIGNITAS: Hoje, somos todos da Letras.

Comunicado Oficial
Sinal de Alarme dá os parabéns aos estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa por terem votado 91% contra a lista apoiada pelos fascistas do PNR. Hoje, somos todos da Letras.

Para parabéns personalizados: geral@aeflul.pt

29.3.07

Os nazis que temos

Uma pessoa não pode tirar umas férias que surgem logo novidades. Meses a fio sem acontecer nada, excepção feita, claro, ao folclore CDS/PP, e pimba, de uma hora para a outra as pessoas começam a mexer-se e a fazer coisas e a lavrar opiniões como se efectivamente pensassem. Começou por ser votado como Grande Português o líder mais campónio que Portugal já teve: Salazar. A coisa tem a importância que tem, enfim, muito pouca...mas adiante. Agora aqueles grandes pensadores do PNR decidiram pôr um cartaz no Marquês a dizer "Basta de imigração". Assim, sem erros ortográficos e sem terem trocado imigração com emigração. A notícia do cartaz surge um dia depois de eu receber um mail com o título "fascistas neo-nazis em Letras" que dava conta do apoio do PNR a uma das listas candidatas à Associação de Estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa. O mail trazia links para páginas do célebre hi5 de alguns dos membros da tal lista PNR. Putos com ar de mau, vestindo t-shirts com os slogans típicos, os brancos é que são bons, etc...as tretas habituais. Com pinta de arruaceiros e ar de quem entrou na faculdade muito por acaso e que por lá andará a pairar. Acho, obviamente, assustador que essa gentinha continue viva e a provocar distúrbios, mas penso que as figurinhas ridículas não têm grande futuro, seja a nível nacional ou dentro de uma faculdade. Aliás, mesmo que ganhassem as eleições na faculdade, o que acho muito pouco provável, acabariam por fazer aquilo que muitas associações de estudantes fazem: absolutamente nada.

CSS ou Cansei de Ser Sexy

Let's Make Love and Listen to Death From Above

Estas moças e este moço esgotaram já dois concertos no lux. O curioso é que só o baterista sabia dar uns toques.

O declínio da publicidade

Às vezes eu ouvia a antena 3. Depois deste ser ocupar aquele espaço público com coisas que ninguém quer ouvir, até porque não interessam a ninguém, deixei de sintonizar o rádio naquela estação FM. A última vez que o ouvi falava da pastelaria que tinha no rés-do-chão do prédio e de como ele e a esposa se relacionavam com os funcionários!!! A minha questão continua: mas o que é que isso interessa e a quem? Enviei um mail para a antena 3 a dar conta do meu desagrado por aquela invasão idiota do espaço público. Responderam-me 6 animadores conhecidos, entre eles ele. Todos me disseram que eu não percebia nada de rádio porque aquilo era stand up comedy e era o tipo de humor mais actual. Pois, ok. Na verdade eles queriam dizer que foi actual há cerca de 10 anos atrás. Já não é actual.

Foi com uma certa alegria que vi a página que o jornal Público tinha deste idiota diminuir significativamente para metade, um quarto até que finalmente deixou de existir.

Agora o Nabeiro!! A delta!!!!! Não estraguem o café.

That's not funny anymore


Todos aqueles que se riram quando o povo português votou para Grande Português naquele velho com vozinha irritante e "parolo enfiado, mesquinho e com ar de padreco ressabiado" (nas palavras do grande Razorblade), parem agora de rir e pensem um bocadinho de cada vez que passarem no Marquês de Pombal em frente a este cartaz.

Os senhores aí ao balcão, quem diria que têm um banco

Por falar em publicidade: há poucas coisas que me irritem mais do que a publicidade na rádio. Desta, em particular enerva-me a publicidade dos bancos (não há UMA que não seja enganosa). Mas aquela que me faz quase atirar o carro para uma ravina para não ter que ouvir até ao fim é mesmo a do Montepio Geral, na parte em que eles nos perguntam: "E você, também já é dono do seu banco?".
Como se não fosse possível já há mais de vinte anos comprar acções de bancos em bolsa.

Quem não tem bond caça com beto


Não é que eu costume passar muito tempo a tentar compreender os publicitários mas confesso que me intriga porque é que a Sagres Bohemia substituíu nas ruas os cartazes do Pierce Brosnan pelos do Luís Represas com cara de quem tem um dildo no cu.
Só não ponho aqui o cartaz por pudor.

Anedota

A Universidade Independente, essa grande instituição, tem um curso superior de Gestão e Administração Regional e Autárquica. São muitas as áreas do saber convocadas para o extenso plano curricular como por exemplo: teoria do poder local, ética e deontologia da administração regional e autárquica, regime da contratação pública, entre muitos outros.
Mas consta que, depois do ex-vice-reitor Rui Verde ter sido preso preventivamente, a qualidade do curso baixou consideravelmente.

27.3.07

O estado da nação #2

Má-educação
Cavaco Silva não tem bons conselheiros. Nas comemorações dos 50 anos do Tratado de Roma, convidou este mundo e o outro e deixou de fora Mário Soares. Todos sabemos que o homem é do mais ressabiado. Mas exercer as funções de Presidente da República com melindres pessoais, para além de um péssimo serviço, é uma falha de educação e uma falha protocolar. Será que o homem não tem assessores que lhe ensinem que um presidente não pode ter amuos? E que as susceptibilidadezinhas presidenciais se tratam com chá, no recanto do lar? Sempre achei que Cavaco, mais tarde ou mais, acabaria por nos envergonhar.

Pack presidencial
Ao que parece, quem votou em Cavaco Silva só agora começa a perceber que afinal votou numa espécie de pack presidencial. Para além da incontornável Maria, o pack continha pelo menos a berradeira Kátia Guerreiro. Tudo o que é cerimónia oficial, evento, visita de Estado, lá está ela de goela aberta para infortúnio de quem estiver por perto. Será que na Presidência da República ainda ninguém reparou que a coisa já começa a ser exagerada? Ou será que já arranjaram um quartinho para a Kátinha no Palácio de Belém? Ou estamos perante um presidencial caso de ajudas-me nas eleições que eu depois, se ganhar, também te darei uma mãozinha?

Tudo boa gente

Os malvados colaboradores da Deco visitaram 57 consultórios (privados e públicos) e em 37 casos saíram de lá com receitas para antibióticos. E os malandros ainda por cima não tinham nada. O bastonário da Ordem dos Médicos diz que isto é uma brincadeira e que não responde a brincadeiras. E diz mais: não aceita que se ponha em causa a qualidade de médicos que sabem o que fazem. Receitar antibióticos a pessoas saudáveis é absolutamente compreensível. Tão compreensível como os cerca de 3,3 milhões de euros que o Estado gastou em 2006 com vencimentos e subsídios de alimentação de profissionais de saúde ausentes do serviço. Tão compreensível como aquele médico de Trocato (Guimarães) que prescreveu, apenas no primeiro semestre de 2006, 10185 receitas (que custaram ao Estado 205.799 euros). Tudo isto é muito compreensível, claro está, e as pessoas de Trocato são todas muito doentes!

Tudo boa gente mesmo
Uma auditoria do Tribunal de Contas revelou que em 31 das 107 empresas muncipais que prestam contas ao Estado metade dos gestores receberam entre 2003 e 2004 salários acima do que é permitido por lei. Há até gestores com vencimentos 75 por cento acima do do Presidente da República. A juntar a isto, foram detectadas irregularidades com a atribuição de viaturas para uso pessoal, utilização de cartões de crédito e telefones de serviço. O presidente da Associação Nacional de Municípios criticou os elevados salários praticados mas considerou inoportuna a auditoria, por ter sido aprovada uma nova lei, e acrescentou que essa prática não era ilegal. E ficamos todos muito mais descansados.

O estado da nação #1


Concursos
Foi deprimente o desfecho do concursinho da RTP. Não por ter ganho um parolo enfiado, mesquinho e com ar de padreco ressabiado que alguns insistem em chamar ditador, quando o ser nem disso esteve à altura. Foi triste porque a RTP, alienada como sempre foi, não percebeu que foi a única derrotada de tão infeliz palhaçada.
O resultado do joguinho "Os Grandes Portugueses" apenas quis dizer uma coisa: apesar de todo o alarido criado à volta da coisa, a RTP só conseguiu mobilizar os radicais em torno dos seus santinhos e mais uma gentinha que não sendo adepta do antigo regime tem horror ao Cunhal, tendo como única militância conhecida ser anti-comunista e que na maior parte dos casos não faz ideia do que isso é. Apenas não é nada bem ser comunista.
Claro que muitos saudosistas devem ter tido o seu primeiro orgasmo na vida. Mas o que ninguém parece perceber é que Cunhal e Salazar são faces de uma mesma moeda. Podem ter sido rapazes de fortes convicções, mas ambos confundiram o país com o seu quintal. Se fossemos verdadeiramente juntos, ambos deviam ter sido julgados por crimes de lesa-pátria. Por mim, acho que ainda estamos muito a tempo.
A pena do Salazar só seria maior porque teve acesso ao poder e o Cunhal não.
Jaime Nogueira Pinto teve, com visível gosto (o que não diz nada de bom do próprio) a tarefa suja de defender Salazar. Foi bonito vê-lo dizer um monte de alarvidades sem se rir: que no tempo de Salazar não havia corrupção, que assim o aspecto mais negativo que ele tinha era uma excessiva humildade, e tal, e tal... O facto de ter deixado o país num estado miserável, fechado ao mundo, de ter queimado e vidas e recursos numa guerra que só um idiota é que não via que estava perdida, não, nada disso são aspectos negativos. Isto para já nem falar na polícia política e na censura, coisa menores, sem importância. Mas isto não é nada de espantar: este é o país que se deixou governar durante 40 anos por este ser miserável e miserabilista, tendo sido preciso o próprio a cair da cadeira para, mais ou menos, se ter posto fim à coisa.
Odete Santos, que até podia ter graça se não se levasse tão a sério e se fosse um pouco mais civilizada, também defendeu Cunhal sem se rir. Ponto negativo deste grande português: também era muito humilde tendo em conta o facto de ter dedicado toda a vida ao partido. E é aqui, estranhamente, que Odete Santos não vê o problema. Confundir o partido com o país, como se fosse um sonho termos todos cartão do PCP, não está estruturalmente distante do sonho de Salazar. Entre a padralhada e os sindicalistas, venha o diabo e escolha.
A fibromialgia de Maria Elisa quase a levou quando teve de anunciar que Salazar era o vencedor. Odete Santos estrebuchava alucinada e Nogueira Pinto lá ia dizendo que aquilo era apenas um concurso. Outros diziam que os resultados demonstravam o descontentamento do povo com a classe política e mais umas tretas do género. E pergunta-se, mas qual descontentamento? Só se for descontentamento consigo próprios. O mesmo dedo que se aponta à classe política pode ser virado para o povo que a elege. Os odiosos políticos são apenas o espelho visível de um grande número de odiosas pessoas a quem o estado concedeu um cartão de eleitor. A começar por alguns seres que estavam no estúdio, como um fulano da associação de estudantes da Universidade do Minho. A pobreza do discurso era tal que até a associação de estudantes da CERCIs lhe deveria ser vedada.
Mas nem tudo é assim tão mau. O único grande vencedor da noite foi Aristides de Sousa Mendes que ninguém deve saber muito bem quem foi e que mesmo assim ficou em terceiro lugar. O que indica que nem tudo está perdido. E até os salazaristas, que estão histéricos, não são verdadeiramente um problema. A maioria tem mais de 60 anos e, felizmente, estão cada vez mais perto desse bonito momento em que se juntarão a Salazar na paz do senhor. Quanto aos admiradores de Cunhal, também não fazem grande mossa e até dão um pouco de colorido à democracia.

26.3.07

salóios


António de Oliveira Salazar
Três nomes em sequência regular...
António é António
Oliveira é uma árvore.
Salazar é só apelido.
Até aí está tudo bem.
O que não faz sentido
É o sentido que isso tudo tem.

[pessoa]

Vampiros

No céu cinzento
Sob o astro mudo
Batendo as asas
Pela noite calada
Vem em bandos
Com pés veludo
Chupar o sangue
Fresco da manada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

A toda a parte
Chegam os vampiros
Poisam nos prédios
Poisam nas calçadas
Trazem no ventre
Despojos antigos
Mas nada os prende
Às vidas acabadas

São os mordomos
Do universo todo
Senhores à força
Mandadores sem lei
Enchem as tulhas
Bebem vinho novo
Dançam a ronda
No pinhal do rei

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

No chão do medo
Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos
Na noite abafada
Jazem nos fossos
Vítimas dum credo
E não se esgota
O sangue da manada

Se alguém se engana
Com seu ar sisudo
E lhes franqueia
As portas à chegada
Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

Eles comem tudo
Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada

Foi para isto que ganhámos o direito de voto

Lá vamos cantando e rindo
Levados, levados sim.

Bdia! Why? Tell me


Tell me why?
I don't like Mondays.
Tell me why?
I don't like Mondays.
Tell me why?
I don't like Mondays.
I want to shoot
The whole day down.

25.3.07

Experienciar "Alice no país das maravilhas"




Robert Wilson, "Alice", 1994

Querem ver uma interpretação de como a Alice viveu o país das maravilhas? A proposta deste texano faz-nos ter uma pequena ideia. Omiti a primeira parte da instalação: uma verdadeira floresta e uma grande surpresa.

S.A.R. Rosário Poidimani

S.A.R. Rosário Poidimani, o alegado verdadeiro duque de Bragança e herdeiro do trono português, foi preso e acusado de burla, associação criminosa, extorsão, falsificação, contrafacção de instrumentos usados na autenticação de documentos oficiais e identidade falsa. A operação teve um nome a condizer "The Kingdom" e prendeu este ser e mais sete colaboradores. O passaporte dizia "Sua Alteza Real o Príncipe de Bragança". O empresário de ascendência Veneziana e Siciliana, entre vários crimes de maior ou menor gravidade, vendia títulos nobiliárquicos e a promessa de fundar um principado no meio do Mediterrâneo (ainda gostaria de saber onde exactamente). A sua costela siciliana deve ter falado mais alto.

Ainda assim gostaria de saber quem é que pode acreditar nisto? A troco de uma matricula diplomática e de promessas utópicas pagavam, os burlados, entre 50 e 100 mil euros. Que palhaços.

D. Duarte Pio de Bragança, outro pretendente à utópica ideia de um trono monárquico em Portugal, já fez saber que não comenta a detenção. Porém o representante da Causa Real disse "o sítio dos vigaristas é na cadeia". Coitado do homem. Ele só queria ser rei. Fosse onde fosse. Até inventou um possível principado no meio do mediterrâneo. A paranóia deste individuo dura já há muitos anos. A sua pretensão ao trono de Portugal obrigou a que o estado português tivesse que agir no ano passado reconhecendo D. Duarte como o herdeiro legítimo. Pois eu sugiro que Poidimani se candidate ao governo autónomo da Madeira. Sempre dá mais pica à besta.

24.3.07

Isto só vai lá com drogas

?Semana Horribilis?
  1. requiem for portugal, um adeus português à vida (receita: mdma + luso + 5 horas de techno)
  2. última viagem de irhabi, t&t (receita: valium + vodka)
  3. ps3 (receita: prozac + aspergic + vinho branco)
  4. o palhacito da madeira & o asco (receita: coca + E + K + vodka)
  5. novela mexicana cds.pp [remiguel carlopod et.al.] (receita: vinho tinto)
  6. baby is gonna be insane by arbus [carlopod] (receita: lsd)
  7. o fim do ccb [forest] (receita: coca + E + k)
Let's Play? Put on your red shoes and dance the blues:

23.3.07

A viagem do Irhabi, do Tiago e da Tânia

Hesitei muito em pôr aqui o vídeo do David (Irhabi), que acabou por ser a última viagem do Tiago e da Tânia mas a polícia deu-nos finalmente isto ontem e achei que vocês também tinham o direito de ver. O inspector-adjunto Neves diz que continua sem conseguir explicar o aparecimento desta Teresa mas que continuam a investigar.
Por favor pensem muitas vezes antes de decidirem ver até ao fim.
Este post é dedicado aos nossos queridos amigos, que vão ficar para sempre no nosso coração e na nossa memória.

joão jardim - essa criatura asquerosa

No dia em que apresentou a demissão de presidente do governo regional da Madeira, alberto joão jardim pegou "nos nossos livros de cheques" (como disse um fornalista do Público) e comprometeu 130 milhões de euros dos cofres do estado e distribui-os pelos seus amigos e colegas de carteira. É também curioso notar que as 11 câmaras da Madeira triplicaram as suas dívidas nos últimos dois mandatos. Só o municipio do Funchal deve 86,9 MILHÕES de euros. O palhaço do ajj continua a ignorar tudo e todos à sua volta assim como todas as regras democráticas e tem um calendário de inaugurações que tornam esta campanha eleitoral absolutamente ilegítima. Que país de atrasados que nós somos. Uns roubam-nos descaradamente outros, acusados de crimes públicos, dizem que os crimes de que são acusados são pura ficção, que não são reais e que os juízes que os estão a julgar ou não lhes reconhecem legitimidade ou que estão em loucura. fdp.

O Retrato de Freitas Gray - parte II

(continuáção)
Tantcho Paulão Rato Mickey rezou porh vingançá qui lhi aparéceu um avatar di Santa Comba Dão, para lhe concedê um désejo. Lhi dissi: tu, jovein simpli e ingénuo, vou ti fazê quasi o mêmo qui fiz ao Dorian Gray! Podis ti transformá no qui quiseris e o monstro qui tu éis ficará para sempri só nesti rétrato, tópais?
Paulão Rato Mickey como hedonista qui é dissi a Santa Comba Dão o seguintchi:
- "eu quero mi transformá num político populá e honéisto e macho amado por homeins e mulheris!".
Santã Comba Dão o transformô então em...


Paulão dissi:
- "não não, não! então eu quero sê belo e tê madeixas louras no cabelo e sê mais e bronzeado e com dentchi bonitos e com pêlos no peito para mostrá quando andá di camisa áberta!".
Santã Comba Dão o transformô então em...


Paulão dissi:
- "não, não, não! então éu quero sê um homi casado e com mulhé bonita e charmosa e dji boa familia qui mi ami muito e qui não seja a horrível da Zezinha!".
Santa Comba Dão lhi deu então esta mulhé:


(para continuá...)

22.3.07

Povo, é tão barato, sei lá!




Alerta geral! Povo, esquecei vossos problemas. Chegou finalmente a Portugal a Playstation 3 que faz, obviamente, muitas mais coisas que as outras não faziam e, veja-se o exagero, também serve para jogar. Pois o novo "bicho" dá para ver filmes em Blu-ray, um novo formato de DVD de alta definição, para aceder à Internet e também para jogar, portanto. Lojas como a Fnac, Worten e Toys'R'Us vão estar abertas até depois da meia-noite para que as pessoas não fiquem sem a sua Playstationzinha. Embora muitos fiquem sem ela porque a Sony já avisou que a oferta é bem menor do que a procura. E, o melhor de tudo, é tão baratinha. Custa perto de 600 euros, o que, vendo bem, não é nada para uma máquinazinha que muitos vão deixar de lado daqui as uns meses, quando sair qualquer coisa mais mega-potente, com melhor definição e que serve para muita mais coisa do que esta. É a triste e curta vida dos objectos tecnológicos.

Requiem por um país











Se houvesse algum pingo de seriedade na defesa dos nossos valores artísticos e culturais, o "Adeus à Vida", de Fátima Ferreira & The Brothers, já teria sido classificado como um bem de alto valor patrimonial. A essência de um certo Portugal (provavelmente maioritário) está superiormente sintetizada nestes quatro minutos de canção. E que outra coisa senão uma obra prima poderia em apenas quatro minutos revelar todas as evidências de um país.

Está lá tudo. Não é preciso dizer mais nada: o fétiche exibicionista pela desgraça e tragédia, a religiosidade parola e pouco convicta, a naturalidade do abuso sexual sobre crianças, o puritanismo hipócrita, paternalismo irresponsável, a leviandade e ligeireza, a profunda pobreza de espírito, o gosto provinciano pelo toque estrangeiro, o sentimentalismo saloio e falso e a vitimização parola. Por ser mais eficaz no poder de síntese, o texto da canção vai muito para além de "O Labirinto da Saudade" ou de "Portugal, Hoje: O Medo de Existir". Ao pé de "Adeus à Vida", as obras de Eduardo Lourenço e José Gil parecem paráfrases de redundâncias.

Depois há ainda a música. O orgãozinho não é o espírito de uma época. É uma coisa desenrascada, barata, comprada numa feira qualquer, jeitosinha e que até dá para fazer parecer que são muito instrumentos. E o ritmo vai descendo e subindo como um lamento orgulhoso (tão Salazar), variando entre a lamechice pacóvia, a submissão ao designio superior querendo, no entanto, fazer crer que se tem a dignidade de morrer de pé como as árvores.

E tudo isto é triste? Não. É só uma burla pateta. E não, não me lembrei disto por causa da irrelevância da Maria José Nogueira Pinto, do CDS-PP ou mesmo do Paulo Portas e dos seus arruaceiros (sejam eles pretos ou gays); nem por causa do Público, que quer agora ser um jornal sério, dedicar quase quatro páginas a desfazer um hipotético boato sobre o irrelevante percurso académico do primeiro-ministro; também não me lembrei do Marques Mendes nem do palhacito da Madeira; a ministra da cultura também não me veio à memória, nem os curadores-críticos de arte, do Público e do Expresso, e os seus amigos-artistas que são sempre do melhor que há; não estava a pensar em Fátima Felgueiras, nas irmãs Jardim, na Paula Bobone e outros indigentes do género; não me passou pela cabeça o procurador João Guerra, que investigou o processo Casa Pia, e que se consegue contradizer sempre que fala do "envelope 9"; nem Souto Mouro, essa coisa indefinível que esteve à frente da justiça durante não sei quanto tempo; e santana lopes, para desagrado do próprio, também não me lembrei dele... Que faremos de tanto entulho? Podemos sempre dizer adeus à vida!

21.3.07

O Retrato de Freitas Gray

CDS PP - Paixões Probidas - ep. 2391

Zezinha Rata Minie si queixa qui Helder Pateta lhi bateu e magoou. Helderi acusa Zezinha de mentirosa e di si fazê di vítshima e di sê racista porque Helder é mulato. Cai o carmo e a trindadshi. Zezinha si dimitshi e abandona o partido sem si fazê di visthima e sem sê racista. O povo enlouquecido corri pelas ruas como baratas tentando evitá que Zezinha deixi o partido. Entretanto, no outro lado da cidadshi, Ribeirão Pluto decide desviá as atenssõis e tem ideia brilhantshi: faz regressá às paredis da sede do partido o retrato de Freitas Gray. A brilhantshi manobra enlouquece Freitas, que nao si podi mexê por tê problema na costa, de alegria. A surpresa é gêrale! O povo enlouquecido correde à sedshi do partidu para vê o quadro. Subitamentshi, uma luz vinda dos céus ilumina o rosto de freitas gray no quadro. Ribeirão cai prostrado, agradecendo ao senhô, enquanto as camaras de tv registam em directu o momento. Entretanto, Paulão Rato Mickey promete que assim que sentar o rabiosque no trono novamentshi, o quadro de gray voltará pró Rato, "porque mi ofendshi o sentido estético, não podshi tem coisa tao feia em minha parede, nao! vou vingá eu, vou vingá meus paish, vou vingá", prometshi eli ajoelhado e colado ao rósario.

Freitas do Amaral feliz por ter retrato na parede
Sol - 3 horas atrás
«Naturalmente que esse gesto [de Ribeiro e Castro] me agradou», declarou Freitas do Amaral, antes de participar num debate sobre a situação no Iraque, ...
Freitas do Amaral elogia Ribeiro e Castro por repor o seu retrato ... Público.pt
Freitas prefere «não saber» o que se passa no CDS Portugal Diário
CDS-PP diz que redução do défice é "êxito positivo" e saúda Governo SIC
TSF Online
todas as 10 relacionadas »

Bdia Special Ones! EM verdade vos digo que o PP precisa é de um Mourinho

É mais coitadinha a mulher ou o preto?


Já sabíamos que a bancada do CDS-PP no parlamento não é propriamente uma bancada de gente com qualidade. É tudo malta na casa dos 30 anos, destituída de currículo e que foi lá parar porque Paulo Portas a dada altura precisou de varrer o partido de pessoas com mais mérito para lá pôr cães de fila que o apoiassem incondicionalmente.

Nunca tinha ouvido falar deste Hélder Amaral até ao momento em que terá batido na MJNP. Este vídeo, onde o agora tristemente célebre deputado da Nação se apresenta aos portugueses, a meio da legislatura ("Chamo-me Hélder Amaral, tenho 39 anos e trabalho desde os 14(...)"???) e em que diz que não lhe bateu é uma peça de antologia. Além de mostrar que o próprio não sabe ler nem escrever, a despropositada alusão à cor da pele, para se tentar fazer de mais vítima do que ela (já que ela é mulher) é tão primária e infantil e mostra tanta falta de carácter que para mim é a prova que faltava de que ele lhe bateu mesmo.

19.3.07

STOPTHEPRESS: Violência Doméstica no CDS: Zézinha leva porrada de camarada

Maria José Nogueira Pinto acusou esta segunda-feira o deputado do CDS Hélder Amaral de a ter agredido fisicamente no decorrer do Campeonato Nacional de Wrestling Feminino do partido realizado domingo. ...
Em conferência de imprensa, Nogueira Pinto afirma que Hélder Amaral a «magoou nas costas e num ombro». O resumo do campeonato e os melhores momentos passarão na Sic Radical e no Espaço Portas da Sic Notícias. O próximo passo dos vencedores será as Lutas na Lama, numa afamada discoteca da capital.
Diário Digital

ver informaçao mais aprofundada sobre o tema no Remiguel

A Arbus é que faria bem isto






18.3.07

Tosca - Suzuki

O Fim do CCB

Louise Bourgeois - Mapplethorpe

O Fim.

O Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém esteve este Domingo pela última vez aberto ao público. A partir de Julho próximo vai albergar, apenas, a Colecção Berardo. Acabaram-se as exposições internacionais. Imagino que World Press Photo e outros acontecimentos de relevante importância deixarão de passar por cá. A partir de agora apenas poderemos ali ver o que o Berardo conseguir comprar e a arte que os seus cães de fila acharem que vale a pena ser comprada.

É certo que a Colecção Berardo é uma das mais importantes do século XX. Mas será correcto albergá-la no CCB e castigar o fiel público do Centro de Exposições? Não me conformo. Nunca mais teremos um evento magnífico como o foi a exposição de Gilbert and George. Foi ali que vi exposições de grandes fotógrafos intenacionais, de grandes arquitectos, pintores, performers, conceptualistas, escultores e de outros grandes artistas. Foi, também, ali que descobri o meu gosto pela arte.

Estou mesmo muito fodido com esta merda toda. É como se, de repente, o santana lopes voltasse a chefe do governo. A tristeza invade-me.

Bom Dia! - sweet'n'soft'n'lazy




Japsaii - Funk Monk
\ JAPSAII myspace

16.3.07

O Victor é um gigante


E já dá pra ver que tem olhos em bico.

Inmaculada Echevarría


"Deus devia dar asas àqueles que não têm medo de saltar do abismo."

Friedrich Nietzsche

Sinal de Alarme Publica em (Quase) Exclusivo Poema (Gay) Inédito de Pessoa.

Escrevo à tua memória, amor, sem teres morrido,
E à memória desse amor, em nós nunca sabido.
Éramos rapazes, tu eras mais novo e eu o maior.
Tivéssemos sabido amar e ternos-íamos amado.
Tivéssemos descoberto o caminho do amor e teríamos achado
Seus prazeres, mas, jovens então, era de irmãos nosso amor.
Contudo, se te encontrasse hoje, talvez tudo fosse igual.
Tenho vergonha agora de ser o que não sabia outrora.
Talvez fosse melhor tal como foi — pois a chama virginal
Do amor não levou nossos sentidos ao fogo pleno e pior.
Lembro-te muito e a alma suspira tristemente em mim.
Recordas-me também algumas vezes e sentes algo assim?
Hoje sei que teria sido melhor termo-nos amado,
Hoje sei isso, mas não quero pensar demasiado.
Eras atraente e belo; eu não: apenas amava.
Cava-se mais em mim a marca desta doença antiga
Que só os gregos, porque eram belos, tornaram bela.

No jornal Público de hoje. Tradução de Luísa Freire. Vai sair na colecção orquestrada pelo Richard Zenith.

Quem vê caras vê corações

Estamos apostados em provar que alguns ditados portugueses carecem de fundamento.










15.3.07

Kiri kiri para carlopod

0H, 15.03.07 d.C.


On the day that you were born
The angels got together
And decided to create a dream come true
So they sprinkled moon-dust
In your hair of gold
And starlight in your eyes of blue




entre esta vida de escolhos
nem me resta o que prometes,
até o mel dos teus olhos
faz-me subir a diabetes.

poeta José Luís in O Zoófilo, Jornal da União Zoófila, lido esta manhã

ADN

May all of your dreams come true
you are my sister
and I love you

Antony and the Johnsons - You are my sister

Monstrinhos

Oh I get by with a little yelp from my friends
Oh I get by with a little woof from my friends
Yes I get by with a bow-wow from my friends
Aroooo, aroooo, aroooo!

Sesame Street - I Get By With, A Little Yelp From My Friends

Já te disse isto?

Some people think you have a problem
But that problem lies only with them
Just cause you are not like the others
But that is why I love you.


Eels - Beautiful Freak

Tu que nunca hás-de ler isto

So before I end my day, remember..
My sweet prince, you are the one.

Placebo - My Sweet Prince

Parar o tempo

Seems like folks turn into things
that they´d never want

Tom Waits - I Don't Wanna Grow Up

Há dias

I've felt better.
I've felt worse.

Sunday's - Love

HAPPY BIRTHDAY

14.3.07

Mortinhos da Silva

Os estadistas que menos falta fazem têm sempre alguma dificuldade em morrer. A morte não lhes cai mesmo bem à pele. Se quisesse fazer uso dos meus conhecimentos histórico-sociais, que são imensos e lactos, poderia discorrer bastante sobre o assunto, mas não me parece que seja necessário. Vem isto a propósito de Fidel Castro. Diz o site do jornal Sol que Fidel está bem e que até recebeu a visita do amigo Gabriel Garcia Marquez e tal, grande convívio, grande galhofa. O que me faz espécie nisto tudo é que o cubano, que não aparece em público desde Julho do ano passado, fala agora através desse outro grande líder Hugo Chavéz, sempre ao telefone, claro. Chavéz, que também não nasceu ontem, aproveita para passar à imprensa as suas conversas telefónicas com Castro, onde o líder cubano vai considerando "impressionantes" os discursos de Chavéz e outros mimos assim. E lá vão eles cantando e rindo.

Quae fuerunt vitia mores sunt


Sempre fiel a si próprio (a gente até se esquece que ele votou contra no Concílio Vaticano II), o Papa Benedictus XVI defende agora o regresso do latim às missas. Por forma a que a Palavra de Deus continue a chegar a toda a gente, as Missões católicas deverão agora alterar em conformidade os seus programas de alfabetização em todo o mundo, por forma a que os povos indígenas passem a aprender sim esta língua.

O ano não tem dias que cheguem

«(...) Existem vários tipos de IU. Os três mais comuns são:

Bexiga hiperactiva, causada por contracções inadequadas do músculo detrusor durante a fase de armazenamento do ciclo miccional - processo inical anterior ao acto de urinar;
Incontinência de esforço, relacionada com a disfunção do esfíncter uretral, ou seja um afrouxamento muscular do esfíncter;
Incontinência mista, que resulta da combinação destas duas situações.

Há outros tipos de IU, que inclui:

Incontinência de sobrefluxo - Quando o excesso de urina normalmente retido na bexiga, sai involuntáriamente;
Gotejamento pós-miccional - Causado em parte por disfunção do esfíncter;
Incontinências diurna e nocturna (enurese nocturna), nas crianças - Ocorre com maior frequencia em crianças devido a um estado emocional de insegurança por exemplo ou a inflamação da bexiga (...)».


(in Wikipedia)

Salvé! Hoje, 14 de Março, celebramos o DIA INTERNACIONAL DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA (IU).
Oxalá ninguém se lembre deste tema para o próximo quiz.

24H

Play, little monsters, play

Charlotte Gainsbourg - Little Monsters

13.3.07

Boa noite meus monstrinhos

My beloved monsters and me
We go everywhere together
Wearing a raincoat that has four sleeves
Gets us through all kinds of weather


Eels - My beloved monster

48 Horas: Uma declaração!

Gosto tanto da vista que se vislumbra do terraço da tua casita. E de ti também, claro. Quando ao fim do dia subimos ao terraço e tu ao meu lado apontas para o horizonte, como Grande Português que és, é óbvio, e dizes "Querida, um dia tudo isto será teu". E nessa altura eu sonho com esse dia, com a casa, os quadros...e também o carro...e com o teu carinho, claro, isso sim é o mais importante. Os bens materiais mais não são do que isso...bens materiais. Enfim...meu Grande Português Sinalarmista, conta comigo.

PS. Também gosto da roupa...e do físico, pois claro!

48 HORAS Cara Linda

Tentando perder o pendor egocêntrico deste blog, Sinal de Alarme celebra dentro de 48 horas o Grande Português Sinalarmista! A surpresa será avassaladora!
Entretanto, convidamos todos os sinalarmistas a exporem os seus sentimentos, dos mais abjectos aos mais elevados, sobre este Grande Português! Nem que seja através de música, da mais pura que se encontrar, claro. Também é bom realçar o melhor e o mais importante deste Grande Português, seja ele a roupa, a fortuna, a casa ou mesmo o físico. Começo por aí:

Bom dia Grace!



Mika, Grace Kelly - by special appointment of HRM Su-Shi-Mi.

Do I attract you?
Do I repulse you with my queasy smile?
Am I too dirty?
Am I too flirty?
Do I like what you like?
I could be wholesome
I could be loathsome
I guess Im a little bit shy
Why dont you like me?
Why dont you like me without making me try?
I try to be like Grace Kelly
But all her looks were too sad
So I try a little Freddie
Ive gone identity mad!

12.3.07

Boa Noite



Tenho estado aqui a magicar e acho que para o ano podíamos candidatar o nosso remiguel ao festival da canção porque como a coisa está as probabilidades de ganhar são imensas.

London Clubber

Nu Rave. É a nova onda que grassa por essa Europa fora. Uma nova lufada de ar fresco que ressuscita o tecno puro e duro pontuando-o, aqui e ali, por sonoridades electro, sobretudo nos momentos que antecedem a loucura.

Londres parece ser o local que mais vive esta nova estética musical. Não conta apenas o ir a um clube ouvir, ver e dançar, existe mesmo um ritual que pode passar por semanas de preparação para sair durante umas horas. Tudo depende da paranóia de cada um. Nada importa e tudo vale. Vale mesmo tudo: maquiagem quase obrigatória, roupas estranhas de marca ou da feira, muita cor ou nenhuma, cabedal, correntes, betos, punks, feios, bonitos, com drogas, sem drogas, sem preconceitos e ninguém virgem. Parece haver apenas um objectivo: DIVERTIR.

De um desses clubbers londrino, de seu nome Raipe, gostaria de deixar aqui um excerto de uma entrevista (na DIF de Março). Covém dizer este pode ser um daqueles que não paga entrada EM LADO NENHUM e conhece toda a gente.

Começa por não dizer a idade. E quando olhamos para a fotografia tanto pode ter 16 como 40. Honestamente. A sua profissão é assistente pessoal de um tipo. (infelizmente não me foi possível arranjar foto).

P: Quanto tempo demoras a arranjar-te para sair à noite?
R: O dobro daquele que passo no próprio clube. Parecer bem não é uma coisa natural, é uma habilidade.
P: O que nunca esqueces de trazer contigo?
R: Desde que tenha um espelho e um molho de notas nada mais interessa. Se por um acaso me tiver esquecido de alguma coisa, bebo gin até não me importar mais com isso (esta parte é a minha preferida, lol).
P: O movimento dos neo-românticos diz-te alguma coisa?
R: Nada. Qualquer movimento que envolva um vasto número de pessoas devia, provavelmente, ser amplamente ignorado. A cristandade é um bom exemplo.
P: Fala-nos de um dos teus prazeres da vida?
R: Cigarros. Toda a gente é muito anti cigarros agora. O meu avô fumava 50 cigarros por dia, tem agora 80 anos e está óptimo! Não estou a dizer que são bons para a saúde, mas quando uma gordalhufa me começa a enervar, a dizer-me para não atirar com o fumo na sua direcção, ao mesmo tempo que enfia um éclair de chocolate pela goela abaixo com uma lata de cola diet, não podes deixar de pensar que se calhar as pessoas deviam reparar nos maus aspectos do seu estilo de vida antes de me pedirem para olhar para os meus.

Ainda bem que a geração rasca era a minha

Ando a deambular demais na net. "Mulheres mais elegantes", "mulheres menos elegantes", "homens mais feios", "homens com mais estilo", "vips", "figuras públicas", "produção de moda com Ágata", "fama", "mediatismo", "celebridades" - esta é a temática do blog deste jovem cretino que nem escrever sabe e onde de forma incauta acabei por vir parar.

Bom Dia! Se não podes vencê-los, corre!

Lara, conseguiste!

(Lara Torres, col. Outono-Inverno 2007)

A criadora Lara Torres conseguiu finalmente atingir o seu objectivo para o qual tem lutado desde há muitos anos, que era apresentar na Moda Lisboa uma verdadeira colecção exclusiva para mortos-vivos.

Determinante no sucesso da operação foi a música de Emmanuel Nunes, sugerida pelo Sinal de Alarme e também a escolha deliberada de modelos com anorexia nervosa, apresentando atestado comprovado por médico psiquiatra e a quem foram ministradas elevadas doses de suporíferos antes do desfile, para que não tivessem força de levar a mão à anca.

Aliás, Lara Torres não perdoou mesmo a uma das modelos, que era claramente "overweighted" para os seus padrões (não se via a clavícula e tinha ainda vestígios do músculo esternocleidomastoideu, que lhe permitiam lamentavelmente a rotação lateral da cabeça) e que quase parecia viva (a ponto de a certa altura parecer esboçar um sorriso): enquanto lhe batia violentamente para que não voltasse nos agradecimentos finais, Lara Torres justificava-se à nossa reportagem, dizendo que não é sensível aos apelos de Madrid porque não é de modas.

O próximo objectivo de Lara Torres é agora apresentar as suas colecções com AUTÊNTICOS mortos-vivos, apresentando uma legião de modelos mutiladas, carregadas de sangue, deformadas e pútridas, pelo que ao que se sabe, está já a testar uma vacina, presente de George Romero. Também para reforçar o realismo da coisa, o Sinal de Alarme planeia substituir Emmanuel Nunes por Sei Miguel.

Quanto à colecção em si, apenas tenho a dizer que se aquela é roupa de zombie então eu quero morrer.






11.3.07

Bom Dia

Dança Comigo (vem ser feliz)

SABRINA

É o nome da vencedora de mais um festival da canção. As piores espectativas estão mesmo confirmadas - a música é mais uma vez muito má. Até tem uma parte típica das músicas pimbas "para parapa para pa pa dança comigo lálálálálá".

letra:Emanuel/Tó Vinhas.
música: Emanuel.

O Terence tem dois pais

9.3.07

Tudo o que tenho para dizer.

ég er kominn aftur
inn í þig
það er svo gott að vera hér
en stoppa stutt við
ég flýt um í neðarsjávar hýði
á hóteli
beintengdur við rafmagnstöfluna
og nærist
tjú tjú


Bom Dia Alminhas!

8.3.07

Rápido e indolor!

Os chatos do costume reclamaram. Ribeiro e Castro pede o veto de Cavaco, PSD e CDS/PP acusam o Governo de consagrar o aborto livre e votaram contra, mas ainda assim não conseguiram contrariar o desejo da maioria: a nova lei do aborto foi aprovada. Votaram a favor o PS, PCP, BE, Verdes e 21 deputados do PSD (ena,ena). Está feito!

Frases do dia

«Em Portugal, nós não usamos o nuclear, nem pretendemos usá-lo. A nossa aposta é nas energias renováveis»

José Sócrates, em Bruxelas

«O Bom Pastor foi o filme mais visto da semana em Portugal»

Diário Digital

«Desvio de dinheiros no Supremo Tribunal»

Diário de Notícias

* Somos ecologistas e boas pessoas, mas semana sem desvio de fundos ou corrupção nem é semana, nem é nada.

Sentido de Humor #2

Culinária Única

Desde que o Expresso passou a ter um director normal, que o jornal se tornou mais legível. Perdeu uma boa parte da graça, é verdade! Mas gozar com os mais desfavorecidos sempre me pareceu uma vilania. A revista Única, tirando algumas semanas de excepção, é que parece não ter beneficiado nada com a saído do Rainho. O que é muito difícil de compreender porque bastava retirar aquela secção labrega sobre a noite lisboeta (do Buda Bar e da Capital, basicamente) para a revista subir logo dois degraus no índice qualidade.

Na revista da semana passada, dada a total ausência de conteúdo, resolvi entreter-me com as páginas de culinária. Com grande surpresa, descobri que as receitas da Única são um momento de elevação poética. É impossível compreender o que é suposto nós fazermos com aquilo. E a ideia de que seria possível obter o mesmo resultado que está na imagem é utopia pura.

É mais difícil abordar a receita de uma simples "sopa líquida de bacalhau com ovos de codornizes e poejos" do que compreender o pensamento político de Pedro Santana Lopes. O texto entra a matar: "Fazer um caldo rico com bacalhau, mirepoix (cebola, alho francês, talos ou salsa ou coentros) - opcional." Alguém faz ideia do que é um mirepoix? Ou do que pode ser considerado um caldo rico? Ou o que é que é opcional?... Calculo que isso não interesse para nada. E a conversa lá segue pelo mesmo ritmo. A liberdade poética tem o seu ponto mais alto com as instruções para a preparação de telhas de parmesão. A expressão é bonita, mas não dá para experimentar em casa.

Pergunto-me quem é que escreverá estas alarvidades? Será que enlouqueceram? Por vezes dá a sensação que sim. Ou será isto porque não têm conteúdo para a revista toda? Ou isto é a seccção cómica? Será que é suposto os leitores contarem as suas experiência ao tentarem levar estas receitas à prática?

Sentido de Humor #1



Clube dos Pensadores
Há uns anos atrás, tive uma peculiar conversa com uma catalã sobre as diferenças entre portugueses e espanhóis. Dizia-me ela que os portugueses, historicamente, sempre tinham desenvolvido fortes afinidades com os ingleses (sendo esta, uma das grandes diferenças em relação aos espanhóis), de tal forma que até o sentido de humor de ambos os países era bastante parecido. Segundo ela, só os portugueses e os ingleses é que se lembrariam de dar a um aeroporto o nome de um primeiro-ministro que tinha morrido num acidente de aviação. Nunca me tinha ocorrido, mas é preciso muito sentido de humor para fazer passar um Aeroporto Francisco Sá Carneiro. E esta ideia até faz bastante sentido. Mesmo que não seja nacional, mas pelo menos no norte este humor existe.

Ainda esta segunda-feira, um tal Clube de Pensadores organizou um debate em Gaia subordinado ao tema "A Memória e a Política", sendo a estrela convidada Pedro Santana Lopes. O evento parece ter saído de uma "britcom": só com muito sentido de humor é que alguém se lembra de convidar PSL para um Clube de Pensadores, ainda por cima para debater um tema como este. A lista das capacidades que não se podem atribuir a PSL é extensa. E a capacidade de pensar e a memória estarão definitivamente no topo dessa lista. Para rematar a anedota, o debate teve lugar no Holiday Inn de Gaia. Parece que tudo isto foi pensado para ter graça. E tem, definitivamente.

Isto já vai longo, mas não resisto a transcrever uma frase de um dos fundadores do Clube, um tal de Joaquim Jorge, a propósito deste divertido debate:
“No que respeita à praxeologia política, combater os chamados vicios-avatares que atacam e perigam corroer o sistema democrático. Urge que se opere uma verdadeira palingenesia através de uma nova educação, capaz de se aprender a conjugar o realismo político e a esperança, sendo necessário saber trocar a aventura mercantil pela aventura de espírito, capaz de prevenir os sebastianismos e os imitacionismos.”

Tenho a certeza que Pedro Santana Lopes não diria nem melhor nem mais bonito.

RTP 50 Anos: Vote Salazar

Apareceu-me de madrugada na tv ontem à noite já eu estava entre sonhos. Não dormisse eu com o dedo na cam do telemóvel e julgaria que tinha tido um pesadelo e regressado ao Portugal da noite negra do fascismo. É que, convenhamos, é uma frase imperativa que nunca me tinha passado pela cabeça que poderia ver escarrapachada na minha vida: Vote António Oliveira Salazar. Ia caindo do sofá, garanto-vos. Felizmente, segurei-me ao ecrã e fiquei a sorver um documentário propagandístico da figura de Salazar por Jaime Nogueira Pinto que, vá lá, dedicou DOIS minutos a falar da pide, tarrafal, presos políticos (incluindo os que morreram na prisão "por doença" sic) censura prévia e detalhes assim. Acreditem, não é um documentário, é a defesa unipessoal da figura do ditador e devia ser visto obrigatoriamente por todos os portugueses.